Por TV Globo — Belo Horizonte


Projeto reúne voluntários de todo Brasil para ajudar alunos de escolas públicas na preparação do Enem — Foto: Thaís Leocádio/G1

Um projeto que une voluntários e estudantes de todo o Brasil está ajudando alunos do ensino público a disputar uma vaga na universidade. Atualmente, a iniciativa batizada de "Salvaguarda" reúne cerca de mil voluntários que se estão dispostos a ajudar esses estudantes no processo pré-vestibular.

Hoje o projeto conta mil voluntários de todo o país, e tem capacidade para ajudar mais de 25 mil jovens a chegar na faculdade.

Projeto une voluntários e estudantes da rede pública em busca de vaga em universidade

Projeto une voluntários e estudantes da rede pública em busca de vaga em universidade

No último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), 200 alunos que contaram com o apoio dos voluntários foram aprovados em universidades públicas. Pela internet, eles tiveram tutores para organizar estudos, contato com profissionais formados, encontros com psicólogos e monitoria de todas as disciplinas cobradas no exame.

Ana Rafaela Santos queria ser voluntária, mas ainda não tinha encontrado um projeto que se identificasse. Até que recebeu uma mensagem no grupo da faculdade de direito, procurando universitários que quisessem ajudar alunos de escolas públicas a se preparar para o Enem;

“Foi muito interessante, porque muitos não conheciam como funcionava o Enem, no caso, e alguns se sentiam bem despreparados, com medo. Então, muito do que precisava era de motivação mesmo, além claro do apoio técnico e instruções de redação mesmo, de português”, disse.

Para se inscrever, clique aqui.

Vídeos mais vistos do G1 MG:

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!