Por G1 Santarém


Programação do 'Beiradão de Oportunidades' vai até sábado (3) na Ufopa — Foto: Daniele Gambôa/TV Tapajós

A edição 2017 do 'Beiradão de Oportunidades' começou nesta quinta-feira (1) e segue até sábado (3), na Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), unidade Amazônia. O ‘Beiradão’ é um projeto que visa ampliar o conhecimento da juventude da região sobre as possibilidades do empreendedorismo social com uso de tecnologias.

O evento ocorre de de 8h às 18h e reúne jovens entre 15 e 29 anos. Para participar, basta fazer a inscrição. Os participantes recebem certificado, café da manhã, lanhe e almoço. O projeto ocorre em duas fases. As atividades estimulam a criatividade dos participantes para encontrar soluções inovadoras aos problemas existentes nas comunidades.

A atividade do projeto integra as ações do Programa de Empreendedorismo para Jovens, do Projeto Saúde e Alegria (PSA) e tem como objetivo atender os jovens do ensino médio e superior, das comunidades localizadas ao longo dos rios Tapajós, Arapiuns e comunidades ribeirinhas de Belterra, na Região Metropolitana de Santarém.

O ‘Beiradão de Oportunidades’ foi lançado em 2013 e busca realizar atividades que estimulem o jovem ou adolescente a pensar no seu futuro, a planejar, provocando mudanças de atitude. Até 2016, o projeto já atendeu mais de 700 jovens. Outra missão é ampliar o nível de conhecimento dos conceitos de empreendedorismo e negócio.

Fases do ‘Beiradão’

O processo de formação é realizado em duas fases. A fase I é caraterizada por um festival. Esse ano será de 3 dias, totalizando 34 horas de atividades na Ufopa. É um momento de descoberta para os jovens entre 15 e 29 anos, quando se deparam com novos conhecimentos e realidades. Nessa fase, é trabalhado a expansão do universo de possibilidades.

Após participar da fase I, o jovem tem a opção de se inscrever para a fase II do processo. A fase II ocorre no LabMocorongo - antigo Pontão de Cultura Digital. Lá os jovens podem usufruir de toda a infraestrutura disponível. Movimento maker, negócios sociais, cultura digital e tecnologias inovadoras são conceitos.

O LabMocorongo é um espaço livre para quem precisa desenvolver suas habilidades e competências. Conta com uma equipe de assessores para auxiliar quem busca ajuda. Quem não tem conhecimento algum das tecnologias, o laboratório dá todo o suporte. Aqueles que não entende de empreendedorismo, também pode inovar com a ajuda dos assessores.

Ideias criativas

O ‘Beiradão’ e uma das iniciativas que deu certo, sendo inclusive premiada, foi o desenvolvimento de um aplicativo para dispositivos móveis, chamado Embarcar. O aplicativo possibilita aos usuários pesquisar de maneira rápida e prática informações sobre horários de saída dos barcos, datas, e valores das passagens. Além do Embarcar, há outras ideias que amadureceram dentro do processo de formação empreendedora.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1