Por G1 Santarém — PA


Juíza Carolina Maia durante palestra para pais de alunos — Foto: Vara da Violência Doméstica/Divulgação

Coordenado pela Vara da Violência Doméstica de Santarém (VVD), no oeste do Pará, o projeto “Maria da Penha Vai à Escola” está levando orientação e conscientização a escolas da rede pública estadual. Três das nove escolas inseridas no projeto já receberam a visita de técnicos e da juíza Carolina Cerqueira de Miranda Maia, titular da VVD.

Inicialmente, 12 escolas estaduais dos 5 bairros com maior incidência de casos de violência doméstica foram convidadas, em maio, mas apenas 9 definiram suas participações no projeto: Aluízio Lopes Martins (Maracanã), Frei Ambrósio (Centro), Gonçalves Dias (Santana), Jader Barbalho (Jaderlândia), Plácido de Castro (Diamantino), Rio Tapajós (Diamantino), Romana Tavares Leal (Santana) e Wilson Dias da Fonseca (Nova República), N. S. de Guadalupe (Nova República).

O projeto foi criado pelo TJPA em nível estadual e através da Portaria 3520/2019 foi interiorizado para a Comarca de Santarém, após estudos da VVD sobre os bairros de maior incidência de casos de violência doméstica, segundo estatísticas da Polícia Civil: Centro, Maracanã, Santana, Nova República e Diamantino.

Professores de escola atendida pelo projeto "Maria da Penha vai à escola", durante palestra — Foto: Vara da Violência Doméstica/Diulgação

Segundo a juíza Carolina Maia, o objetivo do projeto é levar a conscientização às comunidades onde o problema é maior, com apoio da rede de escolas estaduais de cada bairro e um debate sobre as questões de gênero, machismo e violência doméstica.

Cada escola tem três reuniões programadas, uma para os pais, outras para os professores e uma terceira só para os alunos. A ideia é que os participantes desses encontros se tornem multiplicadores de conhecimentos sobre a Lei Maria da Penha por uma cultura de paz também no ambiente familiar.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!

Mais lidas

Mais do G1

Sugerida para você