Por Sílvia Vieira, G1 Santarém — PA


No caminho de ida e volta do transporte escolar, alunos da escola Gerardo Monteiro praticam a leitura e não veem o tempo passar — Foto: Shayla Farias/Arquivo pessoal

O trajeto de ida e volta para a escola em estradas de terra tem sido encarado com alegria e empolgação por alunos da escola Gerardo Monteiro, da comunidade Ubinzal, na região da Santarém-Jabuti, zona rural de Mojuí dos Campos, oeste do Pará, desde a implantação do projeto “Viajando na leitura”.

O projeto de iniciativa das professoras Shayla Pereira Farias e Lucilene Aguiar Cavalcante, do Sistema de Organização Modular de Ensino (Some) foi planejado logo no início do terceiro módulo aberto em agosto deste ano. Com apoio da comunidade escolar, direção da escola e dos pais de alunos, as professoras conseguiram implantar livreiras em quatro ônibus do transporte escolar.

Shayla e Lucilene que atuam no ensino médio modular perceberam que alguns alunos que não escrevem corretamente, apresentam muitos problemas de ortografia e entendimento de texto. Mas, o mais grave de todos os problemas identificado pelas professoras é o fato de que vários alunos não gostam de ler.

Foi a partir dessa constatação que as professoras resolveram inovar e apostar em um projeto que não só incentive a leitura, mas que desenvolva habilidades linguísticas, promovendo a interação e construção do conhecimento dos alunos do ensino médio modular e ensino fundamental.

Professoras Shayla Farias e Lucilene Aguiar comandam o projeto pedagógico "Viajando na leitura" — Foto: Shayla Farias/Arquivo pessoal

Para incentivar o hábito da leitura e tornar mais prazeroso o percurso entre a casa do aluno e a escola, a ideia é que mais livreiras sejam implantadas em todos os 27 ônibus que fazem o transporte de alunos para as escolas de Mojuí dos Campos.

"A proposta é que os alunos também possam levar os livros (emprestados) para os pais, irmãos, vizinhos com o compromisso de devolvê-los. Pretendemos estimular a leitura como fonte de aprendizado e prazer, horas de entretenimento, agregando crianças, jovens, adultos em momentos de partilha, amizade, diálogos e troca de saberes possibilitando inúmeras descobertas", destacou Shayla Farias.

O projeto atende inicialmente cerca de 150 alunos do ensino fundamental menor (1º ao 5º ano) ao ensino médio. No trajeto de ida para escola ou no retorno para casa, eles não veem o tempo passar entretidos com a leitura.

Doações

Nas livreiras, além de literatura infanto-juvenil, os estudantes encontram revistas de atualidades e livros didáticos. A expectativa das professoras é que mais pessoas possam doar livros, revistas e jornais para a expansão do projeto.

Livreira instalada atrás do assento do motorista do transporte escolar — Foto: Shayla Farias/Arquivo pessoal

As doações podem ser entregues na coordenação do Sistema de Organização Modular de Ensino, que funciona nas dependências da Escola Estadual Fernando Guilhon, na Estrada de Rodagem esquina com rua Princesa Isabel, Centro de Mojuí dos Campos.

O Some atende três comunidades rurais de Mojuí, sob a coordenação da professora Abgail Galúcio.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!