Por RBS TV


Escola cria projeto "solte o cabelo, prenda o preconceito" para empoderar crianças

Escola cria projeto "solte o cabelo, prenda o preconceito" para empoderar crianças

Uma escola municipal de Porto Alegre criou um projeto chamado "Solte o cabelo, prenda o seu preconceito", que tem como objetivo estimular as crianças a se empoderarem, além de combater o bullying no ambiente escolar.

Para a pequena Natalie Rosa, de 9 anos, estudante da Escola Municipal de Ensino Fundamental Saint Hilaire, localizada no bairro Lomba do Pinheiro, o projeto possibilita que todos sintam orgulho de si mesmos.

"Eu estou participando desse projeto porque eu não gosto de ver os outros sofrendo, porque todo mundo tem os mesmos direitos e aí a gente quer melhorar um pouquinho o mundo."

A professora Larisse de Moraes, que foi a idealizadora do projeto, conta que tudo surgiu como uma demanda de sala de aula. Segundo ela, a turma tinha problemas de relacionamento e de postura, o que fez com que a escola buscasse uma alternativa diferente.

"Ao final desse projeto nós fizemos uma avaliação e os relatos diziam o que esse projeto significou para eles e na vida deles, e eu tive essa surpresa", lembra a educadora.

Meninas da escola vestem camisetas do projeto — Foto: Reprodução/RBS TV

Uma das vítimas de bullying na escola era a Kherollen Shwnna Barbosa, de 10 anos, que relata que sofria com isso tanto dentro quanto fora da escola.

"Um dia eu contei pra sora e ela quis começar esse projeto, porque ela também sofreu bullying. Então a gente começou esse projeto e está fazendo a diferença na escola e na rua também", afirma.

A partir da iniciativa da escola, as crianças também foram estimuladas a não se importarem com a cor da pele ou o tipo de cabelo. Como destaca a estudante Jamilly Maciel, de 10 anos.

"Pra mim o meu cabelo não importa, pode ser crespo, black, tudo. Não tem nenhuma diferença entre pessoas com o cabelo diferente e cor, tanto faz, pra mim todo mundo é amigo."

O diretor da escola, Ângelo Barbosa, ressalta que na Escola Municipal de Ensino Fundamental Saint Hilaire existe uma tradição de professores que incentivam os alunos a assumirem o protagonismo.

"Isso traz para nós muita alegria, de ver que os nossos alunos estão querendo se colocar no mundo, e eles conseguem frente a uma atitude de bullying, empoderados que estão, levar aquilo com tranquilidade de quem sabe que preconceito é besteira", comemora.

A mãe de uma das alunas da escola que faz parte do projeto também vibra com a iniciativa. Segundo ela, a filha e diversas amigas passaram a se orgulhar das origens, do cabelo crespo e da cor da pele.

"Antes ela não queria soltar os cabelos, por causa do black dela. Mas com o projeto ela solta os cabelos e tem vontade se arrumar, de mostrar o cabelo, mostrar a cor, se orgulha disso como eu, o pai dela, os irmãos", salienta.

Para a supervisora da escola, Amanda Dornelles, o projeto é motivo de orgulho para toda a comunidade da escola Saint Hilaire. "Ele traz todas essas questões de criticidade, de empoderamento das crianças dentro de uma comunidade dentro da escola pública", finaliza.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1