No Colégio Farias Brito, alunos interessados em cursar Medicina participam de aulas para conhecer a profissão
Até ser aprovado na concorrida Faculdade de Medicina, o estudante revisa conteúdos, tira dúvidas com professores e participa de simulados. No Colégio Farias Brito, além de aulas preparatórias focadas no Enem e em vestibulares tradicionais, o aluno tem atividades extracurriculares. É o caso do projeto FB MED e Iprede MED: Medicina começa no Ensino Médio, que leva o discente para conhecer de perto a rotina de um profissional da saúde e aprender sobre o fazer da profissão.
“A iniciativa traz consigo a idealização de um trabalho inovador para um melhor aprofundamento dos alunos que almejam ingressar no curso de Medicina. O objetivo é promover uma vivência onde eles percebam a importância da área para o desenvolvimento da sociedade, os avanços tecnológicos e humanos, e as particularidades desse campo de atuação”, explica a enfermeira do Instituto da Primeira Infância (Iprede) e coordenadora do projeto, Andreza Esquerdo.
O FB MED e Iprede MED, que começou em fevereiro de 2017, contempla estudantes do 1° e 2° ano das turmas MED e Olímpicas. Atualmente, 313 alunos das sedes FB Aldeota, FB Central e FB Sul, em Fortaleza, participam do projeto. Cada uma das oito turmas frequentam o Iprede uma vez ao mês para assistir duas horas de aulas teóricas e outras duas com atividades práticas.
Estrutura curricular
- 1° ano: durante a iniciação ao projeto, os módulos de estudos trazem a história da Medicina e os seus precursores, o desenvolvimento da saúde no Brasil a partir da criação do Sistema Único de Saúde (SUS), o processo saúde-doença, o ser paciente e suas queixas, bem como aulas preparatórias de anatomia humana.
- 2° ano: no último ano do curso, a abordagem passa a ser diferenciada, com disciplinas voltadas para os cuidados básicos com o paciente, estudo e prática dos sinais vitais (pulso, temperatura, frequência respiratória e pressão arterial) e realização de educação em saúde para mães e crianças do Iprede.
O quadro de profissionais escalado para ministrar as aulas é composto por médicos, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas, dentistas e gastrônomos, todos colaboradores do Iprede. Segundo Andreza Esquerdo, as atividades desenvolvidas pela equipe prezam pelo cuidado humanizado à saúde baseado na empatia, atenção e acolhimento integral do paciente.
“O ponto forte desse retorno é a humanização que esses adolescentes doam para as mães e crianças em suas vivências, seja na acolhida, nas palestras que eles fazem ou na contação de histórias. Trabalhar o atendimento humanizado nesses futuros profissionais é plantar valores na sociedade”, considera a enfermeira.
Projeto FB MED e Iprede MED: Medicina começa no Ensino Médio — Foto: Farias Brito/Divulgação