Educação

Por G1 PE

O pernambucano João Cabral de Melo Neto é um dos autores do terceiro tempo do Modernismo e que se encaixa no movimento do Regionalismo de 45, que já foi revisado pelo Projeto Educação. Nesta quarta-feira (30), a professora de literatura Flávia Suassuna falou sobre a importância de João Cabral nesse cenário (veja vídeo abaixo).

Projeto Educação: entenda a importância de João Cabral de Melo Neto para a literatura

Projeto Educação: entenda a importância de João Cabral de Melo Neto para a literatura

A professora explicou que o Regionalismo de 45 descreve a região, mas traz aspectos filosóficos dos autores. O que é diferente do Regionalismo de 30, que foca principalmente em denunciar questões sociais e políticas do Nordeste.

Nomes como João Guimarães Rosa e Ariano Suassuna são importantes no Regionalismo de 45, ao lado de João Cabral. Para a professora, a obra mais importante do último é "Morte e Vida Severina", um auto teatral que retrata a pobreza e exclusão social de Severino, que sai do Sertão em busca de melhores condições na capital pernambucana.

O leitor acompanha o êxodo rural como tema principal do livro, ao lado da esperança que vem, no fim da história, com o nascimento de uma criança.

João Cabral denuncia questões sociais ao mesmo tempo em que faz o leitor refletir sobre aspectos filosóficos, humanos e mais universais. A professora sugeriu a seguinte questão para revisar o tema (veja vídeo abaixo):

Projeto Educação: veja questão de literatura sobre João Cabral de Melo Neto

Projeto Educação: veja questão de literatura sobre João Cabral de Melo Neto

(UEL-PR) 'Morte e vida Severina', de João Cabral de Melo Neto, identifica-se como:

a) uma obra que, refletindo inovações e experimentações linguísticas do autor, torna tênues as barreiras entre a prosa e poesia.

b) um auto que explora a temática do nascimento como signo do ressurgir da esperança.

c) uma peça de Natal que rememora a visita dos reis Magos e pastores ao Deus Menino.

d) um poema que encerra uma síntese das propostas vanguardistas contidas na obra geral do autor.

e) um conto cujo interesse se centraliza na preocupação do autor como problema da seca no Nordeste.

A prova de Literatura está dentro das 45 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias que serão aplicadas neste domingo (3) para os estudantes. O Enem tem provas também no dia 10 de novembro.

PROJETO EDUCAÇÃO 2019

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!