Educação

Por G1 PE

A densidade é um dos conceitos considerados mais simples da física, de acordo com o professor Beraldo Neto. É também um dos temas que aparecem com mais frequência no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e, por isso, é o tema de revisão desta terça (22) no Projeto Educação.

Projeto Educação: professor explica como a densidade influencia na operação de submarinos

Projeto Educação: professor explica como a densidade influencia na operação de submarinos

O professor explica que, para ficar mais fácil de entender, é possível usar experiências. Uma comum é colocar em um recipiente água e óleo de cozinha (veja vídeo acima). Isso porque são heterogêneos (não se misturam) e para observar que o óleo é menos denso do que a água e, por isso, fica em cima.

O professor lembra que, para objetos com massas iguais, o menos denso é o que tem maior volume; o mais denso, o que tem menor volume porque volume e densidade são grandezas inversamente proporcionais.

Na hora da prova, também é fundamental lembrar que a flutuação de um corpo não depende do peso, mas da relação entre a densidade do corpo e a densidade do fluido. É o que acontece com os submarinos, por exemplo.

Para submergir, o submarino precisa encher os tanques com de água para ficar mais denso e conseguir afundar. Quando o submarino precisa voltar à superfície, ele libera água, deixando os tanques vazios. Confira a questão (veja vídeo abaixo):

Projeto Educação: professor resolve questão sobre densidade em física

Projeto Educação: professor resolve questão sobre densidade em física

(UPE) Nos filmes de guerra, o comandante do submarino dá uma ordem de submergir até uma certa profundidade e, depois de um certo tempo, ocorre a submersão. O processo usado é o de colocar a água do mar em tanques descartáveis ou retirá-la com o uso de bombas. Numa entrevista, um especialista, respondendo às questões, fez alguns comentários dos quais só um deles está correto. Assinale-o.

a) Para submergir, a água deve ser bombeada para fora do submarino.

b) Para emergir, a água deve ser bombeada para fora do submarino.

c) Para a emersão ocorrer pela proa os tanques frontais devem ser enchidos mais rapidamente.

d) Se as bombas quebrarem, o submarino poderá emergir, soltando os tanques descartáveis desde que estejam vazios.

e) Para submergir, a densidade aparente do submarino deve ser menor que a da água.

Faltam pouco mais de duas semanas para o primeiro dia de provas do Enem. Até o dia 1º de outubro, o Projeto Educação dá dicas de revisão em todas as disciplinas.

PROJETO EDUCAÇÃO 2019

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!