Educação

Por G1 PE e TV Globo


Projeto Educação: entenda como funciona a Lei de Coulomb

Projeto Educação: entenda como funciona a Lei de Coulomb

Nesta quita-feira (27), o professor de física Beraldo Neto participa do Projeto Educação respondendo perguntas sobre a Lei de Coulomb e dando dicas para revisão de assuntos de física mecânica para as provas de vestibular. As perguntas foram feitas por estudantes dop Grande Recife e Zona da Mata do estado. (Veja vídeo acima)

A primeira pergunta foi enviada pela estudante Tamara, aluna da Escola de Referência em Ensino Médio (Erem) João Vicente de Queiroz, no município de Água Preta, na Mata Norte de Pernambuco.

“De acordo com a Lei de Coulomb, a força de interação entre duas cargas é proporcional à massa que elas possuem?”, questionou a estudante.

O professor Beraldo Neto explicou que a Lei de Coulomb é uma lei da eletricidade. "A Lei de Coulomb rege a atração ou a repulsão entre cargas elétricas. Ela não depende da massa. Mas é importante você fazer um paralelo entre a Lei de Coulomb e a Lei de Newton, da gravitação", explicou.

A estudante Tamara enviou uma pergunta de física para o Projeto Educação — Foto: Reprodução/WhatsApp

Segundo Beraldo, essas duas leis são inversamente proporcionais ao quadrado da distância. "A diferença é que na Lei de Coulomb, ela [a força de interação] é diretamente proporcional ao produto das cargas, enquanto na Lei da Gravitação, a força é diretamente proporcional às massas", afirmou.

Assim, de acordo com Beraldo, se falando em Lei de Coulomb, a força pode ser de atração ou de repulsão. Isso vai depender do sinal das cargas: de mesmo sinal se repelem e de sinais opostos se atraem. "É uma lei das cargas", disse. Já a Lei de Newton sobre gravitação, essa depende das massas.

"Não esquece que a estrutura matemática é a mesma. Por isso, muitas pessoas acham que a fórmula é igual. Na realidade, é a mesma estrutura matemática, mas trabalham conceitos diferentes. Na gravitação a força é somente de atração", explicou o professor.

O professor de física Beraldo Neto explicou que a Lei de Coulomb é uma lei de eletricidade e não depende das massas — Foto: Reprodução/TV Globo

A segunda questão veio de uma turna de terceiro ano do ensino médio da Escola Técnica Estadual (ETE) Almirante Soares Dutra, no bairro de Santo Amaro, no Centro do Recife.

"Queremos revisar assuntos de física mecânica", disseram os estudantes.

Segundo o professor Beraldo Neto, a parte de física mecânica equivale a 50% da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e por isso merece uma atenção especial dos vestibulandos.

Entre os temas que mais são cobrados na prova, ele destacou cinemática e movimentos, com destaque para a parte de gráfico dos movimentos e Lei de Newton, envolvendo as forças de atrito. "Cuidado com os gráficos de atrito estático e dinâmico", reforçou o professor.

Ainda de acordo com Beraldo, outros temas que devem cair na prova são trabalho, potência, energia, conservação de energia, princípio de conservação da quantidade de movimento e hidróstatica. "Esses tópicos são os tópicos principais de mecânica", concluiu o professor.

Participe

A novidade da 14ª temporada do Projeto Educação é que os estudantes podem mandar perguntas ao time de professores. Os interessados devem enviar um vídeo para o WhatsApp da TV Globo, no número (81) 98181.2222, com a #educacao. É importante que o vídeo seja gravado com o celular deitado, na horizontal, para facilitar a visualização.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1