Por Valdivan Veloso, G1 Grande Minas


Alunos escolheram e discutiram o tema com a escola — Foto: Valdivan Veloso/G1

Estudantes da Escola Estadual Doutor Carlos Albuquerque, em Montes Claros, desenvolveram uma série de ações como forma de interação da escola com a comunidade. Temas como o Setembro Amarelo, que discute meios de prevenção ao suicídio, aborto e sustentabilidade ajudam os estudantes a colocarem em prática a teoria aprendida dentro das salas de aula.

Segundo o coordenador do 'Projeto Intervenção com Criação', o professor Adriano Renard Lelis da Silva, cada turma escolheu os temas que os próprios alunos gostariam de desenvolver ao longo desse segundo semestre.

"Meu papel foi o de agir como facilitador, orientando os alunos. Até com uma visão mais holística do papel deles na comunidade, na escola e esta relação do meio ambiente em que eles estão inseridos. No cuidado, a gente busca enfatizar isso, mas todas as iniciativas partiram dos próprios estudantes; eles têm muito a nos oferecer. Então temos que incentivar isso mais vezes".

Uma das ações reforça a sustentabilidade dentro da escola. Os alunos elaboraram ambientes ecológicos com a implantação de jardins suspensos e criaram espaços de interação em locais considerados pouco atrativos no ambiente escolar.

"Nós decidimos fazer uma praça em frente às salas e estamos usando alguns paletes para isso. Ainda faltam alguns bancos para serem construídos. O projeto é para trazer a alegria dos alunos. Sem este projeto, a escola acaba. Espero que esta iniciativa possa ser levada para outros ambientes fora da escola", explica o aluno Lucas Rocha.

Paredes da escola ganharam jardins suspensos para incentiva a sustentabilidade — Foto: Valdivan Veloso

Uma das turmas inseridas no projeto realizou o movimento Abraço Solidário, no Centro da Cidade. Os estudantes conversaram com as pessoas que passavam pela Praça Doutor Carlos explicando sobre o Setembro Amarelo. "Falamos um pouco sobre a campanha e entregamos uma frase motivacional. Aí perguntávamos se podíamos dar um abraço nelas. Foi surpresa, pois sempre pedia desculpas pelo incômodo, mas as pessoas falavam que foi um incômodo muito bom e queriam sentir isso outras vezes", diz a estudante Samara Veloso Soares.

Alunos foram ao Centro da cidade distirbuir abraços — Foto: Escola/Divulgação

De acordo com o diretor, Leandro Júnior Santos Queiroz, a educação deve extrapolar os muros que cercam a escola. "O slogan da escola é educar para a vida. A educação oportuniza a cidadania, a socialização, além da educação formal em si. Nossa escola sempre foi engajada com os projetos sociais e aberta para a comunidade. Nós temos uma comunidade que exige bastante da escola e um corpo docente estimulado que consegue fazer com que os projetos funcionem".

Dentro do da programação, os alunos já fizeram uma visita ao asilo, almoço solidário, soltaram pipas no Parque Municipal, doação de sangue incentivando a conscientização. O diretor explicou ainda que todas as ações fazem parte do calendário da Secretaria Estadual de Educação, no projeto Escola em Movimento. Para encerrar as ações deste ano, a escola Carlos Albuquerque irá realizar uma ação global.

"Neste sábado (22) todas as escolas estaduais farão o Dia da Virada Educação Minas Gerais. o Objetivo é trazer alunos que deixaram a escola de volta para a instituição. Mas a ideia nossa é mais que isso, queremos estimular os alunos a achar a escola como parte de sua casa, a ideia do pertencimento. Fazer com que a escola seja parte da vida do aluno".

Veja mais notícias da região no G1 Grande Minas.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1