Por Maria Ferreira*, G1 DF


Projeto de alfabetização leva garis para a sala de aula no DF; na foto, as alunas Ana Rosa da Silva e Maria Lúcia da Silva — Foto: Maria Ferreira/G1

Pegar ônibus, ler placas ou até mesmo ir ao supermercado parece simples e rotineiro para muitos. Mas para os garis, que passam o dia na rua, não saber ler pode atrapalhar o trabalho e, principalmente, a vida pessoal.

Por isso, a empresa Sustentare Saneamento, em parceria com a Universidade Católica de Brasília (UCB), promove aulas de alfabetização para seus funcionários. A metodologia do curso foi desenvolvida pela unidade de ensino, por meio do projeto filantrópico “Alfabetização Cidadã”.

A iniciativa nasceu em 2014 quando a empresa percebeu que alguns colaboradores tinham dificuldade para entender comunicados. Um levantamento feito pela Sustentare mostrou que 60% de seus 2,7 mil funcionários (1.620) são analfabetos ou não concluíram o ensino primário.

Desse ano para cá, 167 garis conseguiram descobrir um mundo novo por meio da leitura e da escrita. Maria Lúcia da Silva, de 54 anos, é uma das alunas do projeto – que atualmente tem 50 participantes.

"Quem não sabe ler é cego, não enxerga. Hoje me sinto outra pessoa, sou livre, ando sozinha, passeio, trabalho", disse Maria Lúcia.

A funcionária do SLU contou ao G1 que sempre quis ingressar em uma faculdade, mas não saber ler e escrever a impedia de correr atrás desse sonho. Agora, ela planeja tentar uma vaga em um curso de agronomia.

Projeto de alfabetização leva garis para sala de aula no DF

Projeto de alfabetização leva garis para sala de aula no DF

Ana Rosa da Silva, de 57 anos, afirmou que, por causa da família, deixou de frequentar a escola na infância.

"Fugia para ir para escola, mas minha tia me batia. Ela dizia que quem estudava, naquela época, era mulher da vida e que moça de família não tinha que estar na escola."

Hoje em dia, Ana Rosa fala com alegria que, mesmo com certa dificuldade, já consegue escrever o próprio nome.

Para garantir a participação dos garis no projeto, as lições são ministradas durante o expediente. Os garis trabalham pela manhã, e à tarde vão para a sala de aula – duas vezes na semana

Olhar dos docentes

As aulas não mudam a percepção do mundo apenas para os estudantes. Os professores também têm sido tocados pela experiência.

Williani Carvalho, docente do curso, disse que a experiência a “reconstrói”:

"Ensinar pessoas que nunca tiveram a oportunidade de estudar, que não reconhecem o seu próprio nome, que estão em um mundo escuro, é extremamente gratificante".

Projeto de alfabetização leva garis para a sala de aula no DF — Foto: Maria Ferreira/G1

Analfabetismo no DF

Um levantamento do IBGE, feito em 2017, mostra que o DF tem 60 mil pessoas acima de 15 anos que não sabem ler nem escrever. O contingente de analfabetos é maior que o de estados como Roraima (20 mil) e Amapá (29 mil), mas lá, a população total também é menor.

Apesar do volume de pessoas que não sabem nem mesmo assinar o próprio nome, o Distrito Federal teve uma leve redução na taxa de analfabetismo. Em 2016, segundo o IBGE, a ausência de estudos era condição de 2,6% da população, contra o percentual de 2,5% no ano passado.

Leia mais notícias sobre a região no G1 DF.

*Sob a supervisão de Maria Helena Martinho

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!