Por g1 Santarém e região — PA


Projeto cria horta escolar para incentivar consumo de alimentos saudáveis, em Óbidos — Foto: Ascom/PMO

Uma área externa da Escola São Francisco em Óbidos, oeste do Pará, foi transformada em uma horta para plantação de legumes que serão usados na merenda escola. A construção da horta partiu do Projeto ‘Empreendedorismo na Escola’ realizado por alunos do 6º ao 9º do fundamental.

A iniciativa contou com o apoio dos técnicos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Abastecimento (Semab). Os estudantes plantaram legumes que futuramente serão colhidos e usados na produção da merenda escolar com segurança e qualidade.

A professora Aldenice Moda, uma das monitoras do projeto, destacou que o espaço recebeu limpeza, pintura dos muros e cercados. Os serviços também contaram com a participação dos estudantes e responsáveis.

“Cada turma ficou com um tema para fazer uma arte que ilustra os muros do espaço e colocaram a ‘mão na massa’. Todos participaram com a ajuda dos pais, da direção da escola, além de contarmos com o suporte da Semab e do Instituto Federal do Pará (IFPA) no repasse das técnicas de plantio e instalação do sistema de irrigação. No caso da Semab, recebemos também a doação de sementes”, disse a professora.

O objetivo do projeto é repassar conhecimento, além do que é destacado no planejamento pedagógico das turmas, incentivando as próximas gerações que vão herdar a horta, para fins de conhecimento das técnicas de plantio e manutenção do espaço.

“Somos gratos ao apoio dado pela Semab, em especial ao servidor Jânio que sempre atendeu aos nossos chamados. Eles nos doaram terra, mudas, sementes e estiveram próximos dos alunos ensinando como fazer. Isso vai servir para as turmas de 9° ano que vão chegar em 2023, ou seja, um projeto que vai ter continuidade”, comemorou a diretora da escola, Bárbara Aquino.

Para a aluna Amanda Almeida, o projeto mais que levar para fora da sala de aula as turmas do 9º ano aproximou professores dos estudantes, com a troca constante de conhecimento.

“A gente sentiu uma proximidade dos professores com a gente, e até de alguns colegas que costumam não se envolver nas atividades. Foi muito mais do que conhecer sobre plantio, horta e desenvolvimento do que foi plantado, foi muito importante pra união das turmas”, enfatizou.

O resultado foi apresentado na terça-feira (11) com a presença dos estudantes de quatro turmas do 9º ano, com a participação dos professores monitores do projeto: Aldenice Moda, Carlos Lopes, Ronicley Marinho, Edsérgio Moraes, José Guilherme, Sidomar e Cristina.

VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e região

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!