Por TV Morena


Medida do governo de MS proíbe celular e tereré em sala de aula

Medida do governo de MS proíbe celular e tereré em sala de aula

Uma regra da Secretaria Estadual de Educação (SES) proíbe, entre outras coisas, o uso do celular e o tereré nas salas de aula de Mato Grosso do Sul. A medida divide opiniões entre os estudantes.

A proibição do uso do celular na escola e na sala de aula não é novidade, já fazia parte da resolução anterior da Secretaria Estadual de Educação, de 2004. O reforço à regra foi publicado este mês. É um dos 116 artigos com normas sobre a conduta de alunos, professores, coordenação e direção. Isso vale para todas as escolas do estado.

Na escola Estadual Floriano Viegas Machado, em Dourados, a 214 quilômetros de Campo Grande, a regra é seguida há alguns anos. Em uma caixinha ficam trancados no armário os aparelhos de alunos que descumpriram a norma. Situação que tem acontecido cada vez menos.

A diretora adjunta, Roseli Reis, explica as regras. “Não é permitido o uso do celular e fones de ouvido em salas de aula. Caso o aluno insistir, os mesmos serão recolhidos e retidos na escola por três dias”.

Apesar da proibição, o celular não é vilão para educação quando bem usado. É o que defende a professora de sociologia e filosofia, Emanuelly Bezerra. “Se você consegue trazer essa ferramenta pra dentro do momento da aula ele passa a ser um aliado. Porque, por exemplo, você pode pedir que os alunos façam pesquisas. Aqui na escola a gente tem a possibilidade de ter acesso à internet, temos wifi”.

E a turma aproveita muito esses momentos conectados. É claro que de vez em quando dá aquela vontade de dar uma conferida nas redes sociais, mas tem como se controlar.

“Atrapalha mesmo o desenvolvimento da aula. Uma pessoa estar mexendo no celular. Porque o professor tem que parar para chamar a atenção,” conta o estudante Gabriel Costa.

Outro ponto que tem gerado discussão é o artigo três, que proíbe aos estudantes trazer e tomar tereré no ambiente escolar. “Quando o aluno quiser trazer o tereré ele só pode tomar na hora do intervalo,” alerta Roseli.

Mas alguns alunos têm opinião diferente. “Acho que é desnecessário a proibição porque não tira a concentração,” fala a estudante Nathalia Lemes.

A regra da proibição do uso celular em sala de aula vale também no ambiente universitário. Em uma faculdade de direito de Dourados, desde 2014, os celulares só são permitidos se forem usados para consultas, o que não vale nos dias de prova. Nos corredores têm muitos avisos sobre a proibição e em cada sala de aula um adesivo informativo.

“Se houver a necessidade para a utilização, para acesso à internet, para fins didáticos, hoje está se utilizando. Eu creio que nós não podemos deixar de lado os costumes. E na faculdade de direito a gente tem muito isso, a questão do bom senso, a questão da razoabilidade," afirma o diretor Renato Aguiar Ferreira.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1