Por G1 AC — Rio Branco


Seis mil jovens e adultos vão ser alfabetizados até o final de 2018. Essa é meta do Programa "Quero Ler" na cidade de Tarauacá, a 400 quilômetros de Rio Branco. O programa está na segunda fase, sendo que a primeira contemplou 2 mil jovens e adultos.

Além de Tarauacá, mais sete municípios estão com o programa em andamento. As cidades são Feijó, Sena Madureira, Cruzeiro do Sul, Brasileia, Xapuri, Epitaciolândia e a capital acreana, Rio Branco. O secretário adjunto da Secretaria de Educação do Acre (SEE), Evaldo Viana, falou que o programa atende pessoas a partir de 15 anos.

"A primeira etapa foi basicamente rural. Tínhamos apenas três turmas urbanas. Essa etapa que estamos é toda urbana. A próxima etapa vai ser rural a maior faixa etária hoje é de 30 e 60 anos, mas temos alunos de 80 e lá em Feijó tem uma aluna de 98 anos", detalhou.

Viana acrescentou que a meta do programa é alfabetizar 60 mil pessoas em todo estado até 2018. O programa foi criado em 2015 e teve as primeiras turmas em 2016. "Traz a oportunidade de leitura e escrita para aqueles que não tiveram na época certa. Tem relevância social, eleva a auto estima", pontuou.

Viana acrescentou que a meta do programa é alfabetizar 60 mil pessoas em todo estado até 2018. O programa foi criado em 2015 e teve as primeiras turmas em 2016.

Sobre o programa

O programa Quero Ler tem como objetivo ampliar a oferta para alunos que fazem parte da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e também a alfabetização de pessoas acima de 15 anos que não tiveram acesso à educação básica. A iniciativa faz parte das metas do Plano Nacional de Educação (PNE) e tem como proposta erradicar o analfabetismo no Brasil até 2024, quando acaba a vigência do plano.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1