Brasil Educação

Programa que financia vagas em universidades privadas, Fies tem inscrições abertas para 69 mil vagas

Para se inscrever, o interessado deve ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) entre 2010 e 2020 e tirado nota média acima de 450
Sala de aula vazia Foto: Reprodução
Sala de aula vazia Foto: Reprodução

RIO - O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) abriu, nesta terça-feira, o período de inscrição para o segundo semestre de 2021. O prazo termina nesta sexta, às 23h59. O resultado dos pré-selecionados será divulgado em 3 de agosto.

Estudo: Ensino remoto no país melhora em 2021, mas ainda está longe do ideal

O Fies é um programa de financiamento para estudantes em instituições privadas de ensino superior. Para o próximo semestre, serão 69 mil vagas distribuídas em 23.320 cursos e/ou turnos de 1.324 instituições privadas de ensino superior diferentes.

Para se inscrever, o interessado deve ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) entre os anos de 2010 e 2020 e tirado nota média acima de 450. Bolsistas parciais do Prouni também podem participar.

Candidatos que fizeram o exame como treineiros ou que tiraram nota zero na redação não podem se inscrever.

Enfim, o retorno: Pela primeira vez desde o início da pandemia, maior parte das redes públicas vai reabrir as escolas

Os candidatos que não forem selecionados na chamada única serão automaticamente incluídos na lista de espera. O prazo para convocação dos selecionados desse grupo ocorre entre 4 e 31 de agosto.

Como o Fies funciona?

O Fies é um programa de financiamento para estudantes cursarem o ensino superior em universidades privadas. Atualmente, tem duas categorias:

  • a primeira oferece vagas com juro zero para estudantes com renda mensal familiar de um a três salários mínimos;
  • a segunda, chamada P-Fies, tem juros variáveis e é direcionada a alunos com renda mensal familiar de até cinco salários mínimos.