Por g1 Triângulo e Alto Paranaíba — Uberlândia


Escolas municipais de Uberlândia recebem nova etapa do ‘Pacto pela Alfabetização’ — Foto: Prefeitura de Uberlândia/Divulgação

O "Pacto pela Alfabetização" entrou em uma nova etapa em Uberlândia. Durante os dias 7 a 11 de março, familiares de alunos do 1º, 2º e 3º anos da educação básica serão recebidos nas escolas para uma reunião sobre o programa.

De acordo com a Prefeitura, o objetivo é ampliar a conscientização sobre a importância da participação familiar no processo de aprendizagem.

Cada reunião será organizada pela própria escola e os pais dos estudantes chamados pela equipe da unidade. Nessa fase, um encontro ocorre por colégio, com duração média de um hora.

A secretária municipal de Educação, Tania Toledo, declarou que a etapa será um importante momento para que pais e responsáveis conheçam melhor a metodologia do programa.

"A família também é parte desse processo e vamos orientar os participantes sobre as formas de acompanhar a formação dos estudantes da rede”, disse.

Pacto pela Alfabetização

Imagem de arquivo mostra sala de aula em uma escola municipal de Uberlândia — Foto: Cleiton Borges - Secretaria de Governo e Comunicação / PMU

Anunciado em novembro de 2021, o "Pacto pela Alfabetização" resulta de um acordo de cooperação entre Prefeitura e os institutos Projeto de Vida (de Uberlândia) e Raiar (de Brasília).

A parceria tem duração de três anos, com o intuito de desenvolver e aplicar um plano estruturado de recuperação em 12 meses dos impactos de aprendizagem provocados pela pandemia de Covid-19.

O método adotado, por meio de fomento financeiro e apoio gerencial dos institutos parceiros, é o Sistema de Ensino Estruturado e utiliza material didático do Instituto Alfa e Beto, de Brasília.

VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!