Programa leva Amazônia para currículo do ensino médio - PORVIR

Blog

Programa leva Amazônia para currículo do ensino médio

Com apoio técnico do Porvir, Instituto iungo, Instituto Reúna e Uma Concertação pela Amazônia lançam Itinerários Amazônicos, com materiais pedagógicos e oferta de formação continuada para educadores

por Redação ilustração relógio 16 de agosto de 2023

No momento em que o mundo se volta para as discussões sobre desenvolvimento sustentável do território amazônico na recém realizada Cúpula da Amazônia, o Instituto iungo, Instituto Reúna e Uma Concertação pela Amazônia lançam o programa Itinerários Amazônicos

O programa Itinerários Amazônicos visa garantir a Amazônia nos currículos do ensino médio, em toda sua complexidade, e promover conhecimento e consciência sobre essa região tão fundamental para o Brasil e o planeta. 

O Instituto Porvir é parceiro técnico do projeto, tendo prestado assessoria para arquitetura da informação e realizado a produção executiva da plataforma digital itinerariosamazonicos.org.br, onde estão disponíveis gratuitamente materiais pedagógicos sobre temas amazônicos, como mudanças climáticas, questões sociais e econômicas da Amazônia, de maneira articulada com a Base Nacional Comum Curricular e os currículos estaduais de ensino médio.

Para incentivar que os temas que tocam a região estejam nas salas de aula, o programa Itinerários Amazônicos também realiza formação continuada com educadores das redes de ensino. 

O encontro de lançamento reuniu autoridades políticas, lideranças amazônicas, estudantes e educadores da região, além dos representantes das instituições parceiras. O programa já está presente em oito dos nove estados da Amazônia Legal. Juntos, esses estados têm mais de 54 mil professores, 1 milhão de estudantes e 3 mil escolas de ensino médio. 

“A cada evento internacional, como a Cúpula da Amazônia e a COP, que também será sediada em Belém, a Amazônia é colocada no centro do debate mundial sobre desenvolvimento sustentável e há uma mobilização pela sua conservação. Mas precisamos colocar a Amazônia nas nossas conversas diárias, pois precisamos conhecê-la para aprender a cuidar dela, a respeitá-la, a protegê-la, a promover o desenvolvimento com ela e a conservá-la. O programa Itinerários Amazônicos tem esse objetivo, levar a Amazônia para a sala de aula, em uma abordagem complexa, trabalhando com os jovens as dimensões ambiental, histórica, cultural, social e econômica”, afirma Paulo Emílio de Castro Andrade, presidente do Instituto iungo.

Saiba mais sobre o programa Itinerários Amazônicos

O programa tem duas frentes: 

1- Conteúdo: materiais organizados em unidades curriculares e módulos voltados para os itinerários formativos do ensino médio, com propostas de atividades e materiais de referência para os professores. Qualquer educador do Brasil pode acessar e utilizar os materiais em suas aulas gratuitamente! 

2- Formação continuada: para professores, gestores escolares e técnicos de educação de redes de ensino parceiras da Amazônia Legal. Todos os educadores brasileiros podem acessar os conteúdos formativos disponíveis no canal do Youtube do programa. 

O programa é uma realização conjunta do Instituto iungo, do Instituto Reúna e da iniciativa Uma Concertação pela Amazônia, com parceria e investimentos do BNDES, Fundo de Sustentabilidade Hydro, Instituto Arapyaú, Movimento Bem Maior e patrocínio da Vale.

Veja como foi o webinário de lançamento do Projeto Itinerários Amazônicos

Lançamento nacional: Programa Itinerários Amazônicos – YouTube



TAGS

aprendizagem baseada em projetos, educação climática, ensino médio, itinerários formativos

Cadastre-se para receber notificações
Tipo de notificação
guest

0 Comentários
Comentários dentro do conteúdo
Ver todos comentários
Canal do Porvir no WhatsApp: notícias sobre educação e inovação sempre ao seu alcanceInscreva-se
0
É a sua vez de comentar!x