Por UNIUBE


Quando a bióloga, por formação, Sandra Maria Soares, decidiu, aos 50 anos, cursar uma segunda graduação, a modalidade de educação a distância (EAD) não era bem a primeira opção. Certeza mesmo ela só tinha uma: queria fazer marketing. Unir a paixão pela área e a praticidade de estudar quando e onde quiser foram decisivos para Sandra se matricular no curso de Tecnologia em Marketing EAD, oferecido pela mesma universidade onde trabalha como técnica em química industrial no laboratório de aulas práticas dos cursos de Engenharias, a Uniube Uberlândia.

O interesse pela área surgiu em 2017, depois de atuar por 14 meses com jovens aprendizes numa Organização Não Governamental (ONG). “Precisei pesquisar materiais didáticos sobre marketing e fiquei profundamente motivada, razão pela qual resolvi ingressar no curso”, conta com a certeza de quem sabe bem a importância de se manter atualizada e correr atrás dos objetivos. “Minha missão é buscar oportunidade de novos conhecimentos, realizar sonhos pessoais, sentir prazer em tudo que fizer e me realizar profissionalmente”, completa.

Sandra se interessou por Marketing depois de trabalhar numa ONG — Foto: Arquivo Pessoal

Filha de pai semianalfabeto e mãe analfabeta, cursar uma segunda graduação representa uma vitória para família. Para quem pisou numa sala de aula pela primeira vez aos 10 anos, nem mesmo a idade atual foi empecilho para realizar sonho de cursar Marketing. “Fazer um curso superior que almejei aos 50 anos é ter um voo de águia na busca do sucesso. Enquanto vivemos, tudo é possível de alcançar, desde que a perseverança faça parte dessa caminhada”, reflete.

O ensino a distância

A história de Sandra é apenas uma em meio a tantas outras de quem opta por estudar a distância. Dados do Censo da Educação Superior, realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), apontam que, em 2017, a EAD aumentou 17,6% no Brasil e já atende mais de 1,7 milhão de alunos, o que representa uma participação de 21,2% dos alunos de graduação no país.

Segundo o supervisor de divulgação e promoção da Uniube Uberlândia, Leandro Luiz de Araújo, a procura pela segunda graduação entre os alunos matriculados na universidade no ensino a distância ocorre, principalmente, pelo desejo de se tornar um profissional mais competitivo no mercado de trabalho. “O mercado contrata quem tem disciplina, capacidade de organização, resiliência e é aberto a novos desafios, habilidades que são desenvolvidas por quem faz um bom curso EAD”, afirma. Na instituição onde ele trabalha, a busca pelos cursos de graduação a distância cresceu 30% entre 2016 e 2017.

Leandro cita como exemplo o interesse de ex-alunos de engenharias. “Percebo um grande interesse desses egressos em fazer a complementação logo após o término do curso, pois conseguem aproveitar várias disciplinas do tronco comum e se tornam engenheiros multicapacitados”, conta. Na Uniube Uberlândia, são oferecidos cursos de Engenharia Civil e Elétrica na modalidade a distância.

Outras áreas que atraem o interesse dos alunos são: Licenciaturas e Pedagogia. “No caso da Pedagogia, recebemos muitos estudantes já formados em áreas que têm mais contato com crianças, como psicólogos, enfermeiros e fisioterapeutas. Já nas segundas Licenciaturas, quem faz esse complemento consegue terminar o curso em um ano e meio, cursando as matérias mais específicas”, diz.

Na opinião de Leandro, os grandes diferenciais dos egressos dos cursos de ensino a distância são a capacidade de desenvolver a responsabilidade e o autoconhecimento. “São pessoas que, para fazer um bom curso, precisam ser proativas na busca por conhecimento, determinadas resolutivas, com capacidade não só de se organizar para os estudos e as avaliações, como também sua própria atividade cognitiva para aquisição dos conteúdos”, ressalta.

EAD Uniube

A Universidade de Uberaba (Uniube) possui mais de 100 polos espalhados pelo país. Ao todo, são cerca de 30 cursos de graduação e pós-graduação ofertados. Na plataforma de estudos, também chamada de Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), os alunos contam com um espaço de grande interatividade com tutores e mentores. O AVA oferece ainda acesso às bibliotecas virtuais e está disponível em aplicativo para Android e IOS.

Os projetos pedagógicos, cursos e o programa da EAD-Uniube estão sempre em evolução. Este ano o AVA já estreou novas funcionalidades que facilitaram ainda mais o trabalho dos professores e os estudos dos alunos. “Às vezes, dentro do mesmo semestre, antes que mude uma etapa, o aluno recebe melhorias no AVA, novas videoaulas, novas metodologias”, conclui o Pró-Reitor de Educação a Distância, Fernando Marra.

EAD no Brasil já atende mais de 1,7 milhão de alunos — Foto: Design gráfico Uniube

UNIUBE

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!