Oferecido por

Por Jornal Nacional


Profissionais formados e estudantes universitários falam sobre a importância do Enem: 'Pode mudar sua vida'

Profissionais formados e estudantes universitários falam sobre a importância do Enem: 'Pode mudar sua vida'

Mais de três milhões de estudantes são esperados neste domingo (13) para o primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio. Desde quando virou porta de acesso às universidades, em 2009, o Enem mudou a vida de muitos jovens pelo país.

Quase oito mil quilômetros separam Bárbara Rodrigues, estudante, de Marco Aurélio Lima, advogado e consultor jurídico. Ele é hoje o que ela quer ser daqui a uns anos. Os dois escolheram seguir carreira na área do direito.

Ela está estudando em Portugal, numa das universidades mais antigas do mundo. Ele se formou e está fazendo mestrado em uma das faculdades mais tradicionais de São Paulo. O Enem foi o passaporte dos dois para o ensino superior.

"Consegui numa prova só me candidatar para diversos lugares e escolher o melhor para mim", relembra Marco.

"Eu sabia que eu conseguiria entrar com a nota do Enem nas universidades portuguesas. Porém, era um sonho distante. Era uma coisa que eu olhava e falava: 'não é para mim'", diz Bárbara.

Mas era. A nota do Enem serve para se candidatar a uma vaga em instituições de ensino portuguesas, como a Bárbara fez. Para se inscrever no Sisu, que é a porta de entrada para mais de 70 universidades brasileiras, e também para concorrer a uma bolsa pelo Prouni.

Marco foi tão bem no exame que pôde escolher o que ele queria.

"Fui o 1º colocado na federal do Paraná, e na estadual de Minas Gerais também entrei como primeiro colocado. Mas nessas duas universidades eu tinha que me mudar e eu não tinha dinheiro para isso. Então, também a abertura do Prouni, passei em duas particulares aqui em São Paulo, aí eu consegui fazer", diz Marco.

3,4 milhões estudantes se inscreveram para fazer o Enem que começa neste domingo (13). O número é 9,2% maior que o do ano passado, mas mesmo assim está bem abaixo do que costumava ser. Em 2014, por exemplo, o Enem teve mais que o dobro de inscritos do que agora (8,7 milhões).

Esse número menor é um sintoma de que muitos jovens sequer estão conseguindo chegar até o Enem. E, com isso, podem perder a oportunidade.

"Nós precisamos trazer esses jovens de volta para escola ou para ações que permitam a ele entender que ele é importante, que o futuro dele importa para a sociedade. Porque o jovem é solução, ele não é problema", comenta Kátia Smole, diretora-executiva do Instituto Reúna

E para quem às vezes pensa em desistir ou que talvez nem valha a pena tentar, fazer essa prova no domingo pode mudar tudo, e para melhor — palavra de quem já passou por isso.

"O Enem pode, sim, mudar sua vida, como mudou a minha, e pode dar muitas oportunidades. É uma ferramente incrível e não desistam, gente, vão para o Enem. Aproveitem", diz Bárbara.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!