Por g1 AM


Secretaria de Educação convoca mais de mil professores aprovados no PSS — Foto: Eduardo Cavalcante/Seduc-AM

Mais de 4 mil profissionais das escolas públicas estaduais que ficaram entre as dez melhores no ranking estadual do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) vão receber o pagamento do 14º salário, nesta segunda-feira (28/11). Também vão receber a bonificação as unidades que alcançaram a meta pactuada.

A informação é do Governo do Amazonas. "Esse reconhecimento que o Estado do Amazonas conseguiu, de sair de 12º para 8º lugar", destacou o governador Wilson Lima.

Ao todo, 104 escolas foram premiadas, 30 delas por estarem no ranking das dez melhores nas modalidades de Ensino Fundamental Anos Iniciais, Anos Finais, e Ensino Médio; e outras 74 por terem alcançado a meta pactuada individual de cada escola.

O pagamento do 14º salário também contemplará militares que atuam em escolas públicas estaduais.

Educação Premiada

O pagamento do 14º salário a todos os servidores contemplados, que soma R$ 10,7 milhões, é previsto no projeto Educação Qualificada, que integra o programa Educa+Amazonas, lançado pelo governador em julho de 2021.

O Educação Premiada reconhece a dedicação dos trabalhadores dentro e fora da sala de aula. No total, 4.422 servidores vão receber o bônus, sendo 2.296 de escolas da capital; e outros 2.126 de unidades de ensino do interior. Os valores podem chegar a R$ 15.162,84 e foram calculados individualmente, de acordo com o período e a jornada de trabalho.

Critérios

Entre os critérios estabelecidos para a premiação do 14º salário nas escolas estaduais, destaca-se a meta maior que a estimativa de crescimento natural da série histórica da escola e a escola ter tido, pelo menos, 80% de participação dos alunos na realização da avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

Para as escolas que não possuíam série histórica, metas do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), últimos resultados divulgados e etapas não avaliadas nos últimos certames, foi levada em consideração a estimativa de crescimento a partir da média do município/Coordenadoria para cada etapa avaliada. O projeto mostrou grande potencial, visto que 169 escolas da rede pública superaram ou igualaram as notas do Ideb de 2019.

Em relação ao 15º salário, o pagamento estava condicionado a uma meta única determinada pela Secretaria de Educação, que era de 8,5 no Ideb 2021, baseada na maior nota de 2019, que fora 8,3. No entanto, nenhuma unidade conseguiu alcançar o índice. A maior nota desse ano foi 8,1, na Escola Estadual Capitão-General Mendonça Furtado, de Itacoatiara, que em 2019 obteve 8,3.

Vídeos mais assistidos do Amazonas:

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!