Por Colégio Classe A

Para o professor Thiago Ferreira, docente da disciplina de biologia do Colégio Classe A – melhor colégio de Mato Grosso do Sul segundo IDEB – o contexto educacional em período de pandemia transformou a vida dos estudantes, mas, sobretudo, a vida pessoal e profissional do professor. Para as emergenciais adaptabilidades necessárias em que o ensino-aprendizagem acontecesse seguindo os liames basilares de uma educação sólida, cujo ensino forte e de qualidade chegasse aos estudantes atingindo-os pedagógica e socialmente as mudanças foram imprescindíveis. Dedicado aos planos organizacionais, Thiago Ferreira narra como foi e como tem sido a sua experiência de docente no contexto pandêmico-mundial do novo Coronavírus em seu relato pedagógico:

Em março de 2020 foi decretada, pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a pandemia da Covid-19. Com casos, já após alguns dias, acontecendo no Brasil e com as primeiras mortes. Estávamos prestes a começar a viver o novo normal. Com as preocupações aumentando devido o número crescente de casos e de mortes, os governos decretaram o fechamento de diversas atividades, e dentre elas as escolas públicas e particulares.

Sou professor de ciências da natureza e de biologia, tanto no ensino fundamental como no ensino médio do Colégio Classe A, e essa notícia pegou todos de surpresa. Surgiram algumas perguntas:

Como lidar com o ensino a distância? Como os alunos irão lidar com essa situação?

Sou formado pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS, no curso de Ciências Biológicas, e confesso que a educação não era minha primeira opção. Mas tudo se encaixou no começo de 2010 e lá estava eu lecionando, quando em 2016 entrei para o quadro de professores do Colégio Classe A. Hoje trabalho com a tão temida biologia, odiada por alguns e amadas por outros, uma disciplina essencial para o ingresso em cursos da área de biológicas, principalmente o curso de medicina.

Com a situação da pandemia declarada e o ensino remoto consolidado, começamos a preparar a nova rotina de trabalho. Eu tomei a iniciativa de montar em casa um quadro de giz, e meu escritório passou a ser um estúdio de gravação, alterando toda a rotina da família.

Durante as aulas, eu aproveitava para deixar os quadros o mais atrativo possível para que os alunos pudessem ficar interessados e se ajustar a nova rotina.

Aula sobre sistema circulatório — Foto: Colégio Classe A

Aula sobre artrópodes: Insetos — Foto: Colégio Classe A

Essa situação se tornou desafiadora para todos os professores e alunos, tivemos que aprender novas tecnologias e a passar várias horas na frente do computador com os alunos nas salas de reuniões virtuais.

Se eu fosse fazer um resumo desse ano, poderia afirmar que não foi um ano perdido, pelo contrário, eu percebi, por parte de vários professores, a aceitação dessa nova rotina, lidando com as tecnologias e as aulas solitárias na frente da câmera. Para os alunos, aqueles que souberam aproveitar as aulas remotas e as salas virtuais, o ano foi muito válido, principalmente para os alunos que irão prestar os vestibulares.

Fizemos o máximo para que eles pudessem ter a preparação necessária para essas avaliações, tentando trabalhar com eles o controle da ansiedade e a encarar essa nova situação. O Colégio disponibilizou vários canais de acesso aos alunos para atendimento psicológico e pedagógico, além de lives pelo canal do Youtube do Colégio Classe A, onde tive o prazer de participar abordando temas que são relevantes para os vestibulares e para a vida, como o câncer de próstata e de mama.

Live: Campanha de prevenção ao câncer de mama — Foto: NA BOA Comunicação

Live: Campanha de prevenção ao câncer de próstata — Foto: NA BOA Comunicação

Como professor de biologia, eu me sinto realizado. Esse ano me proporcionou vários desafios e oportunidades, eu só tenho a agradecer ao Colégio Classe A pela confiança e pelo apoio, e aos alunos que mantiveram o foco e a determinação. Porque logo tudo voltará ao normal e você poderá dizer fez a sua parte e que concluiu com êxito esse desafio.

“Não importam os desafios que apareçam, vou dar o meu máximo para superá-los” - Autor desconhecido

Por Thiago da Silva Ferreira, professor de Biologia formado pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

Colégio Classe A

Mais lidas

Mais do G1

Resolução comentada e revisão do ENEM 2019.

Revisão ENEM gratuita Classe A

Curso Bioexatas, a melhor fusão dos cursos paralelos no Classe A Vestibulares.

Quer ser aprovado em medicina?

O Colégio Classe A é reconhecido pela sua presença assídua em projetos sociais.

Drive-In Classe A: uma nova forma de fazer o bem

O Colégio Classe A conta com a melhor equipe de professores, melhor material e metodologia de estudos de excelência para a preparação dos principais vestibulares do País.

Pré vestibular líder em aprovações na região centro-oeste - Programa: Propaganda TV Morena

Colégio Classe A assumiu juntos com os estudantes um compromisso com o Pantanal.

Das queimadas para as Cartilhas virtuais - Programa: Propaganda TV Morena

A redação se tornou no Classe A uma regra fundamental para potencializar aprovações.

No Colégio Classe A a Redação é Forte

Colégio Classe A apresenta seus predicados atraindo cada vez mais estudantes através do seu projeto-pedagógico altamente eficaz.

Colégio líder em aprovações em Mato Grosso do Sul conta segredo para o sucesso - Programa: Propaganda TV Morena
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!