Brasil Brasília

Professores tentam entregar troféu 'Cortando o Futuro' a ministro da Educação

Em um protesto contra contingenciamento, docentes foram impedidos de entrar no prédio mas leram uma carta com reivindicações
Professores protestam no Ministério da Educação Foto: Felipe Moura / O Globo
Professores protestam no Ministério da Educação Foto: Felipe Moura / O Globo

BRASÍLIA — Um grupo de sete professores que fazem parte do Observatório do Conhecimento , entidade que reúne docentes de 14 associações de instituições de ensino superior, organizou uma manifestação na manhã desta terça-feira para entregar o troféu "Cortando o Futuro 2019" ao ministro da Educação, Abraham Weintraub . Eles promoveram o ato para criticar a condução da pasta no governo Bolsonaro , sobretudo o contingenciamento de 30% das verbas destinadas ao pagamento das despesas discricionárias, anunciado no fim de abril.

Os manifestantes queriam dar o troféu em formato de tesoura dourada a Weintraub no Ministério da Educação, mas um funcionário fechou as portas do prédio e  informou que o ministro não estava presente. Os professores optaram por protocolar uma carta reivindicatória no gabinete do ministro e vão tentar entregar o “prêmio” em outra ocasião.

O documento pede a “revogação imediata dos cortes de 30%, respeito à autonomia na nomeação de reitores pela comunidade acadêmica, garantia da bolsas de pesquisa da Capes, manutenção dos programas de assistência estudantil e preservação das cotas”.

Estiveram presentes no protesto professores de cinco instituições: UnB, UFRJ, Universidade Federal de Goiás (UFG), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Procurado pela reportagem, o MEC ainda não retornou aos pedidos da reportagem.

* Estagiário sob supervisão de Francisco Leali