Rio

Professores suspendem greve e ingressam em estado de alerta sanitário

Desde o começo do mês, atividades presenciais vêm sendo retomadas nas redes de ensino privada e estadual
Atividades em colégio particular Foto: Brenno Carvalho / Agência O Globo
Atividades em colégio particular Foto: Brenno Carvalho / Agência O Globo

RIO - A Assembleia do Sindicato dos Professores do Município do Rio de Janeiro e Região (Sinpro-Rio) decidiu, por maioria de votos, suspender a greve a partir de quarta-feira (28). Os profissionais estão parados há 112 dias, em uma "greve pela vida".

A deliberação deste sábado (24) muda o status do movimento para estado de greve de alerta sanitário.

Madrugada adentro: Sem restrição de horário, bares do Leblon têm aglomeração até as 4h neste sábado

Ao todo, dez propostas foram aprovadas, incluindo a defesa do direito de greve, a ampliação de denúncias e o aumento de comunicação das demandas à sociedade e à categoria, por meio de carros de som e postagens em redes sociais.

Os trabalhadores também se posicionaram a favor da exigência de negociação com sindicatos patronais em relação ao trabalho remoto em 2021, já aprovado.

Leia mais: Diretor de escola estadual do RJ é diagnosticado com Covid-19

A rede estadual retomou as atividades presenciais na última segunda-feira (19), em 16 dos 92 municípios fluminenses, apenas para alunos do 3º ano do Ensino Médio e da fase IV da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Na mesma semana, um diretor-adjunto do Colégio Estadual Professora Maria Terezinha de Carvalho Machado, em Jacarepaguá, testou positivo para Covid-19.

Após uma batalha jurídica, a rede privada de ensino obteve a autorização para voltar a abrir as portas no primeiro dia deste mês.