Oferecido por

Por Jornal Nacional


Projeto em parceria com o Unicef ajuda professores a trazerem alunos de volta aos estudos

Projeto em parceria com o Unicef ajuda professores a trazerem alunos de volta aos estudos

Nesta quinta-feira, 15 de outubro, milhões de famílias brasileiras tiveram um motivo extra de gratidão aos professores: o empenho deles para que os alunos não abandonem a escola.

Sala de aula vazia, mas o professor está conectado com os alunos do quarto ano do fundamental em Barueri, na Grande São Paulo.

Dar aula não é a única atividade dele. O professor também se dedica a um projeto que já trouxe de volta 66 alunos que tinham desistido de estudar.

O Busca Ativa foi criado pelo Unicef há três anos, e tem parceria com 3.200 municípios brasileiros que, somados, já rematricularam 68 mil estudantes, mais de cinco mil só durante a pandemia.

Uma plataforma na internet, com dados passados por professores e diretores, alerta quando um aluno deixa de aparecer na escola ou nas atividades virtuais. É aí que profissionais como o Wagner vão a campo, até encontrar o aluno.

“Bom dia. Tudo bem com a senhora? O Ronaldo deixou a escola no ano passado;”

Depois de conversar com Wagner, Ronaldo, de 15 anos, que deixou a escola porque sentia dificuldades para aprender, promete voltar.

“Lógico que eu vou, para aprender mais”, disse.

A pandemia agravou o problema da evasão escolar. Para boa parte dos alunos, o ensino à distância é uma barreira que tem provocado desânimo e às vezes o abandono do curso. Trazer parte desses estudantes de volta ao ambiente escolar é uma lição que muitos professores estão ensinando ao Brasil.

“Cerca de 30% das famílias já manifestaram receio dos adolescentes e crianças não voltarem para escola quando elas reabrirem, quer seja por falta de interesse ou por uma questão de segurança. Então é preciso ir agora atrás das crianças e adolescentes que não estão conseguindo acompanhar essas atividades remotas, buscando as alternativas necessárias para que elas possam acompanhar”, afirmou o chefe de Educação do Unicef, Ítalo Dutra.

Missão cumprida à risca pelos professores do município de Vigia, no nordeste do Pará.

O professor Diego Campos e os colegas já trouxeram 82 alunos de volta desde o início da pandemia.

“Sempre a gente se divide no decorrer da semana para gente fazer esse atendimento e fazer com que a educação aconteça de verdade”, conta o professor.

Josiele de Souza é aluna do nono ano do ensino fundamental e quase desistiu por causa das dificuldades do ensino a distância.

“Não está muito explicado assim para gente. Aí fico em dúvida em algumas partes, entendeu?”, conta.

E para que a confiança no aprendizado seja maior do que as dúvidas, professor e aluno precisam estar juntos.

“O desafio é o ensino e a aprendizagem, mas é também o vínculo. O vínculo não pode se perder, porque é por meio do vínculo que você constrói tudo isso”, afirma o professor Wagner.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!