Por G1 BA


Professores reclamam de corte de adicional em salários e realizaram protesto em Itabuna — Foto: Divulgação/SIMPI

Professores da rede municipal de Itabuna, no sul da Bahia, realizaram um protesto na manhã desta segunda-feira (2). O ato foi motivado, segundo eles, pelo corte de 20% do chamado adicional de "Atividade de Classe (AC)" de cerca de 500 profissionais que atuam em salas de aula do município.

Os trabalhadores dizem que o corte do adicional foi publicado em decreto da prefeitura. A direção do sindicato convocou uma assembleia para que a categoria se mobilizasse contra o ato, considerado pelos professores de "arbitrário".

A reunião aconteceu pela manhã, na sede do Sindicato do Magistério Municipal Público de Itabuna (SIMPI). Conforme a entidade, ao longo da assembleia, os professores deliberaram pelo indicativo de greve como forma de pressionar a prefeitura a revogar o decreto.

Após a assembleia, os docentes iniciaram uma caminhada rumo à sede da prefeitura, pedindo a saída da Secretária da Educação, Anorina Lima, e do corpo técnico da secretaria.

Ainda conforme os docentes, mais um ato estava marcado para ocorrer nestatarde, na Câmara de Vereadores do município, onde está previsto um encontro dos edis com a secretária, para tratar do assunto.

O G1 entrou em contato com a assessoria de comunicação da prefeitura municipal, que informou que vai se posicionar sobre o caso por meio de nota oficial ainda nesta segunda-feira.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1