Brasil
Group CopyGroup 5 CopyGroup 13 CopyGroup 5 Copy 2Group 6 Copy
PUBLICIDADE

Por Felipe Frisch, Valor — De São Paulo


Gontijo e Elineide: professores não querem ser heróis nem vítimas — Foto: Leo Pinheiro/Valor
Gontijo e Elineide: professores não querem ser heróis nem vítimas — Foto: Leo Pinheiro/Valor

Ataques a tiros nas escolas brasileiras nos últimos anos põem em xeque o papel do professor em criar (e proteger) cidadãos para o futuro. Mas valorizar esses profissionais passa por livrá-los dos estereótipos, entre os quais muitas vezes se alternam até na cobertura jornalística, de heróis ou vítimas, dizem especialistas em educação.

“A gente precisa mirar na valorização e profissionalização da docência para conseguir transformar a educação brasileira. Uma premissa de como a gente trabalha essa questão é tirar um pouco esse espaço do professor como vítima”, diz o gerente de Políticas Educacionais no movimento Todos Pela Educação, Ivan Gontijo, durante Live do Valor + Valor Social com o tema “Professor, para além dos muros da escola” nesta segunda-feira, 30.

Outra leitura equivocada, segundo ele, é a do “professor que pega três canoas, quatro barcos, para dar aula para os estudantes, um herói que supera todas as adversidades sozinho”.

“Temos que sair desses dois polos, do professor vítima e do professor herói, e olhar para o professor como um profissional de fato e um profissional como todos nós, que precisa de muito apoio, boas condições de trabalho e ser bem formado para conseguir exercer um trabalho supercomplexo, que é ensinar 20 ou 30 alunos”, diz.

Para que o bullying não seja um gatilho para os atos extremados de violência, o papel da escola é trabalhar, além das disciplinas curriculares, empatia e valores de convivência e respeito ao próximo, diz a professora de língua portuguesa Elineide Alves dos Santos Fernandes, criadora do projeto “Distante sim, desconectados não”, que alfabetizou pais de alunos.

“Precisamos trabalhar esses valores nos estudantes para que eles entendam que o respeito está acima de tudo e o respeito vem sempre primeiro, para que tenhamos uma escola da paz, uma escola que eduque para a vida”, diz. E cita Paulo Freire, seu conterrâneo permambucano: “Se a educação sozinha, não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda.”

A iniciativa em Cabrobó (PE) rendeu a Elineide o Prêmio LED 2023 na categoria voto popular. A premiação é um dos pilares do Movimento LED - Luz na Educação - iniciativa de Globo e Fundação Roberto Marinho criada para iluminar práticas inovadoras em educação.

Os obstáculos à valorização do professor começam na formação. “Hoje, um desafio muito grande que a gente tem é que, de cada dez alunos que concluem os cursos de formação de professores no Brasil, 65% estão no ensino a distância (EAD)”, diz Gontijo com base em estudo do Todos pela Educação.

Que profissão pode interagir, ensinar, trocar com mais de 150 pessoas?"
— Ivan Gontijo

“Formar um bom professor não é uma tarefa fácil. Exige muito tempo, exige muito cuidado, exige uma formação clínica. Da mesma forma que você precisa formar um médico, por exemplo, dentro de um hospital, um professor precisa ser formado desde o início da sua graduação nas escolas de educação básica, que são o seu espaço de atuação”, diz o especialista.

Elineide concorda que a expansão do EAD na formação básica de professores é preocupante, justamente por afastá-los da tão essencial convivência em sala de aula.

Diante da precariedade das condições de trabalho, ela critica o aumento no percentual de professores temporários, que já supera o de efetivos nas redes estaduais. “O professor está naquela escola, e aí no outro ano ele já muda. E, como não é atrativo o salário, então ele já sai da sala de aula”, afirma. “Essa rotatividade faz com que o aluno perca os laços com aquele professor, o que atrapalha bastante.”

Com a pandemia, os desafios só aumentaram, mas também criaram oportunidades como a do projeto de Elineide, iniciado em 2021. “Percebemos que muitos pais não conseguiam ajudar seus filhos nas tarefas, entender essa aula através do celular, ler as mensagens nos grupos de WhatsApp. Convidamos essas famílias para a escola, mais as mulheres, porque os homens estavam trabalhando fora, e começaram a vir para a escola para ser alfabetizadas ou reforçar o que elas já sabiam.”

Apesar das dores, Ivan destaca as delícias da atividade. “Qual profissão tem a possibilidade de interagir, ensinar, trocar com mais de 150 pessoas em formação, passar valores fundamentais da nossa sociedade, contribuir para um mundo mais justo, menos desigual, de estar em contato com a potência que são nossas crianças e jovens?”, questiona Gontijo.

Ele também reconhece as conquistas dos últimos anos. “A remuneração dos professores 30 anos atrás era muito pior que hoje. O piso nacional tem cumprido um papel importante em aumentar a remuneração”, afirma. Os professores hoje têm direito a um terço de carga horária extraclasse remunerada, que não havia 20 anos atrás.”

Elineide acredita que não existe professor sem empatia, sem afetividade. "Ser professor é apostar no poder transformador da educação, que os próximos profissionais, os profissionais do amanhã, serão profissionais e cidadãos melhores, que serão sempre as suas melhores versões. A educação é um campo necessário para a sociedade. É uma profissão que eu escolhi, que me faz muito feliz."

Mais recente Próxima Debate fiscal pode ser engolido pela sucessão das mesas do Congresso

Agora o Valor Econômico está no WhatsApp!

Siga nosso canal e receba as notícias mais importantes do dia!

Mais do Valor Econômico

Enquanto as taxas dos Treasuries seguirem atrativas, não há como outros ativos deslancharem, avalia CIO

Juros altos por mais tempo nos EUA favorecem carregamento de papéis de renda fixa no Brasil, diz UBS

Após validar o piloto da Au.Migos Pets, a gigante do setor de beleza quer escalar a marca e pretende fechar 2024 com mais de 4.600 pontos de venda

Grupo Boticário avança no mercado de pet care

Ao todo, o faturamento das salas ao redor do Brasil foi de R$ 15,6 milhões entre 25 e 28 de abril, queda de 20,8% sobre o fim de semana anterior

Cinemas brasileiros têm pior fim de semana do ano por falta de grandes lançamentos

A alteração aumenta o impacto dos incentivos e representa uma derrota para o ministro da Fazenda, Fernando Haddad

Relatora no Senado vai alterar texto do Perse para incluir a correção do benefício pela inflação

Cerca de 60 mil manchetes mostram que guinada 'hawkish' de Powell só começou

Três explicações possíveis para as bolas de cristal dos juros nos EUA terem ficado meio turvas

Antiga Via agora pode priorizar geração de receitas e lucros por meio de ajustes no portfólio de produtos sem se preocupar com a liquidez da empresa

Embora o contexto macroeconômico seja favorável à compras, no momento, ainda há alguns freios a um aquecimento maior da demanda interna, observa economista da entidade

Confiança do comércio em abril tem maior alta em três anos, diz FGV

BC dos EUA divulga sua decisão na quarta-feira, dia de feriado no Brasil; agentes também aguardam "payroll" na sexta-feira

Ibovespa sobe e dólar ronda a estabilidade com investidores de olho no Fed

Antes da decisão do BC americano, na quarta-feira, os investidores irão monitorar os balanços da Amazon, McDonald's e Coca-Cola, que serão divulgados amanhã

Bolsas de NY sobem com Tesla, com foco em balanços e decisão do Fed