Por G1 PA


Em Parauapebas, estudantes da rede municipal de ensino devem voltar às aulas hoje

Em Parauapebas, estudantes da rede municipal de ensino devem voltar às aulas hoje

Cerca de 40 mil estudantes do município de Parauapebas, sudeste do estado, não voltaram as aulas na manhã sexta-feira (10). Ainda na quinta-feira (11), os professores paralisaram as atividades para pedir melhores salários e estruturas nas escolas. Segundo a categoria todos os acordo firmados com a prefeitura como o rateio de 60% de uma verba do governo federal não foram cumpridos.

“Nós tivemos uma greve no primeiro semestre bem intenso do qual saímos com um acordo firmado com a gestão municipal, porém alguns pontos como os 3% da incorporação das atividades não foram pagas e até hoje não foram aprovadas”, disse o professor.

Segundo a Secretaria Municipal de Educação, as escolas de educação infantil não foram afetadas com a paralisação dos professores. Essa é a quarta paralisação dos professores no município só este ano. Em maio os educadores ficaram em greve durante 18 dias. Ainda segundo o Sintepp, a prefeitura não teria cumprido até hoje os acordos firmados pela categoria.

A Prefeitura do município informou que o rateio da verba dos 60% da verba do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), foi proibido pela justiça. Uma audiência entre a prefeitura e o Sintepp está marcada para o dia 6 de setembro.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do G1 Pará no (91) 98814-3326

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1