Por G1 Sorocaba e Jundiaí


Professores municipais de Alumínio paralisam atividades em protesto nesta quarta-feira — Foto: Arquivo Pessoal

Os professores da rede municipal de ensino de Alumínio (SP) paralisaram as atividades e se concentram em frente à prefeitura nesta quarta-feira (10), em manifestação contra mudanças no salário e no plano de carreira.

O G1 conversou com um professor da Escola Municipal Comendador Rodovalho que falou que os manifestantes pedem por um canal de comunicação aberto com o prefeito Antonio Piassentini (PPS).

A cidade tem 210 professores dos ensinos infantil e fundamental e a organização acredita que 80% dos docentes da rede aderiram à paralisação.

"Ele [prefeito] entende que o plano de carreira dos professores tem irregularidades, mexeu e tirou benefícios sem passar pelo legislativo, entendemos que isso é ilegal", explica.

Professores municipais de Alumínio paralisam atividades em protesto nesta quarta-feira

Professores municipais de Alumínio paralisam atividades em protesto nesta quarta-feira

Segundo o docente, as novas mudanças, aplicadas no último mês, tiram a garantia de benefícios acumulados de acordo com a carreira dos professores.

"Por exemplo, se eu tenho uma segunda graduação e faço uma pós, o benefício da graduação é retirado e só fica o que rende mais. Isso mexe diretamente nos salários-base", explica.

Segundo o professor, a manifestação foi avisada com 72 horas de antecedência pelo Sindicato dos Servidores Públicos de Alumínio.

O professor reclama da falta de incentivo de continuidade dos estudos aos professores da rede. "Para que você vai estudar se não vai ganhar? Nós estudamos para melhorar a educação do aluno e merecemos ganhar por isso", diz.

Professores se concentram em frente à Prefeitura de Alumínio — Foto: Arquivo Pessoal

A Polícia Militar de Alumínio acompanha a movimentação, mas questionada pelo G1, não informou quantos manifestantes estão presentes no local.

Em nota enviada na sexta-feira (12), a prefeitura informou que a regra da Constituição é que os benefícios que possuem a mesma natureza jurídica não podem ser acumulados

"O que precisa ter em mente é que não foi mudada nenhuma lei (por isso não passou pela Câmara) mas sim, a forma como vinham sendo calculados os benefícios, ou seja, percentual sobre percentual."

Ainda conforme a nota, a administração entende que tem "poder-dever" de rever os benefícios. "O que os professores querem é que se continue pagando a mais, de forma errada, mesmo correndo o risco de no futuro ter que devolver ao cofre público o valor pago a maior."

Veja mais notícias da região no G1 Sorocaba e Jundiaí

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1

Sugerida para você

Você deseja continuar recebendo este tipo de sugestões de matérias?