Por G1 PE


Sindicato de professores de Jaboatão, no Grande Recife, denuncia problemas em escolas — Foto: Divulgação/Sinproja

O Sindicato de Professores de Jaboatão dos Guararapes (Sinproja), no Grande Recife, divulgou, nesta segunda-feira (22), um vídeo-dossiê para denunciar problemas estruturais e de violência dentro e fora de escolas da rede municipal de ensino. De acordo com a entidade sindical, entre 26 de abril e 11 de maio, foram visitadas 24 unidades. Nelas, os docentes detectaram vazamentos, paredes rachadas, falta de capinação e bancas quebradas.

O conteúdo do dossiê foi divulgado em coletiva de imprensa, na manhã desta segunda. Com pouco mais de dois minutos, o vídeo, disponível na internet, mostra os principais problemas encontrados pelo sindicato. Segundo a entidade, também foram analisados aspectos como presença de animais peçonhentos, fios soltos e gambiarras elétricas, ausência de ventilação e banheiros sem condição de uso.

Estrutura de banheiros em escolas de Jaboatão, no Grande Recife, foi alvo de denúncias de sindicato — Foto: Divulgação/Sinproja

O vídeo, segundo o sindicato, vai ser apresentado à gestão municipal e ao Ministério Público de Pernambuco, nesta segunda-feira. Segundo o presidente do Sinproja, Ronildo Oliveira, o principal problema da rede municipal é a falta de infraestrutura das instituições.

“Cada escola tem uma particularidade, A ideia é pressionar a gestão pela melhoria e, a cada ano, refazer o vídeo, para checar o que e se foi feito algo e o que mais precisa mudar. A insegurança nas escolas também é um problema que persiste”, disse Ronildo.

Segundo dados do órgão, até março, tinham sido contabilizados sete assaltos e 13 invasões com depredação e roubo de equipamentos. Também foram registrados relatos de vandalismo e furto de equipamentos, incluindo os computadores da secretaria, que contêm o histórico dos estudantes.

Um dos pontos solicitados pelo sindicato é a implantação da segurança presencial no período da noite, nas escolas, que é o período em que mais acontecem as investidas.

Estrutura nas salas de aula também foi criticada pelos professores — Foto: Divulgação/Sinproja

Em nota, a Secretaria de Educação do Jaboatão afirmou que "seria impossível, em tão pouco tempo, recuperar o descaso de oito anos da gestão anterior" e que, nos quatro primeiros meses de gestão, recuperou mais de 30 escolas municipais.

A prefeitura afirma, ainda, que no setor de educação, foi implantado o Sistema de Gestão Escolar, com registro de presença facial, e melhoria na qualidade da merenda escolar. Na área da Segurança, segundo a Secretaria de Educação, foi criada a Ronda Escolar, com a Guarda Municipal e Polícia Militar nas proximidades das escolas.

O G1 tentou entrar em contato com a gestão anterior, do ex-prefeito Elias Gomes, mas, até a publicação desta matéria, não obteve retorno.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1