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Professores fazem sucesso no Tik Tok: 'Transformo o tempo dos alunos na rede social em algo mais útil’

Esse é o mais novo estágio da evolução de técnicas pedagógicas em espaços digitais em que, eventualmente, paródias viralizam com coteúdos escolares
Jessica Lindsay, Carol Mendonça e Rodrigo Sacramento fazem sucesso no Tik Tok Foto: Reprodução
Jessica Lindsay, Carol Mendonça e Rodrigo Sacramento fazem sucesso no Tik Tok Foto: Reprodução

RIO - Enquanto dublam e dançam a música do momento — ou seja, entram nas “trends”, os assuntos da moda —, eles ensinam: os professores chegaram ao Tik Tok, aplicativo de vídeo curtos, ágeis e simples que hoje predomina no tempo do celular de crianças e adolescentes. Esse é o mais novo estágio da evolução de técnicas pedagógicas em espaços digitais.

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— Meus alunos não param de falar dessa rede. Então pensei: Por que não transformar algo que eles usam para passar tempo em alguma coisa mais útil? (risos). Aí comecei a criar os vídeos para agregar coisas boas no tempo perdido nessas redes sociais — explica Jessica Lindsay, de 25 anos.

Professora de Matemática de Mauá, a jovem entrou no mundo das vídeo-aulas para lidar com as escolas fechadas na pandemia. Gostou e se empolgou. Abriu uma conta no Instagram e outra no Tik Tok, que já tem mais de 15 mil inscritos.

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“Se você é do sétimo ano, não pule esse vídeo”, atrai a professora em uma das publicações. Em outra, promete uma “música chiclete” para aprender a tabuada do 3 — executada acompanhada de um ukulele que ela mesmo toca. Há três dias, publicou o vídeo de um microfone dourado, um fiel companheiro da pandemia, agora para as aulas presenciais que voltaram com 100% dos alunos.

— Os alunos perderam na pandemia a rotina de estudo como antigamente. Então para deixar a aula mais atrativa sempre vou atrás de inventar (risos). Peguei o microfone para chamar atenção da galera! E deu certo — conta.

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Fenômeno nas redes, a professora Carol Mendonça, de Língua Portuguesa, aproveita, por exemplo, as músicas do momento para ensinar as grafias corretas das palavras ou então o que é uma locução verbal. O sucesso é tanto que ela abriu o próprio curso.

— Há dois conteúdos que rendem mais por lá. Algo que possa ser repetido ou dublado ou algo que desperte curiosidade, como significado de expressões populares, de músicas ou de palavras difíceis. — explica Mendonça. — O público do Tiktok parece gostar muito do que é novo e do que é desafiador. As pessoas querem participar e interagir cada vez mais, então os desafios de levantar o dedo, dançar, dublar ou escolher um lado da tela estão sempre em alta.

@professoracarolmendonca

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♬ som original - Carol Mendonça

De acordo com o artigo "Meu professor é um tiktoker: uso de vídeos curtos como ferramentas em mídias sociais", dos pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano da Universidade Federal Fluminense Jader Silva e Alexandre Farbiarz, são inúmeras as formas que um professor pode usar da sua influência no TikTok para transmitir sua visão e profissão de educador.

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“A principal forma de apropriação da rede pelos professores seria trabalhar seus conteúdos de forma bem humorada e atualizada com as novidades e memes em alta”, dizem os pesquisadores, que apresentaram o artigo no Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação Virtual, realizado no final do ano passado. Além disso, na avaliação da dupla, os memes ainda podem “servir de técnica para inserção de conhecimento em diferentes situações e aplicabilidades cotidianas”.

No ano passado, foi lançada uma campanha chamada #Edutok para estimular o compartilhamento de conteúdo educativo. De acordo com Silva e Farbiarz, foram 8,8 milhões de vídeos postados e cerca de 41 bilhões de visualizações.

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Vestido de Batman, Aladdin, Kiko e até Ítalo Ferreira (medalhista olímpico no surfe), o Professor Sacramento, como Rodrigo Sacramento é conhecido nas redes, criou uma gama de bordões. Um deles promete “libertar” o aluno com dúvidas. Por isso, publica uma série de resoluções de exercícios rápidos no Tik Tok.

— Você tem um tempo muito curto para conectar as pessoas e, depois que você fizer isso, tem que transmitir a sua mensagem com qualidade — afirma.

Sacramento, famoso no mundo da pedagogia on-line, começou a ganhar visibilidade na internet em 2009 quando uma paródia viralizou na internet. Ele embarcou na área, conseguiu criar conexões com os alunos mesmo à distância, e também criou uma plataforma própria para preparação ao Enem.

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Outros professores que também explodiram nos últimos anos com vídeos viralizados conseguiram manter a agenda cheia mesmo sem cultivar hábitos digitais. Esse é o caso da professora Lorena Dourado, de Roraima, que em 2015 ficou conhecida com uma paródia explicando as corretas grafias de “porquê","'por que", "porque" e "por quê".

— Depois da fama, todo mundo quer me contratar. Não tenho tempo para nada. Até de meia-noite às 6h já dei aula para atender a todos. Agora posso escolher onde trabalhar — conta a professora de português.

Com agenda cheia, não tem tempo para alimentar perfis nas redes sociais — apesar dos pedidos das filhas para abrir um perfil no Tik Tok. Na pandemia, intensificou o contato com a tecnologia com as escolas fechadas. Sempre com bom humor.

— Fiz encontros no Meet e em cada aula eu aparecia de uma forma, alterando até o plano de fundo. Aparecia nos alpes toda de cachecol e gorro. Ou na praia na Jamaica com cabelo rastafári. E assim foi — lembra.