Por G1 MA — São Luís


Professores da Rede Municipal de Ensino em São Luís iniciam paralisação de advertência

Professores da Rede Municipal de Ensino em São Luís iniciam paralisação de advertência

Professores da rede municipal de ensino em São Luís fizeram uma paralisação de advertência nesta quarta-feira (25). Eles reclamam que, no ano passado, não foi repassado reajuste salarial e que a Prefeitura ainda não conversou com a categoria para negociar em 2018. O temor é de ficar pelo segundo ano sem aumento de salários.

“No ano passado não teve. A gente foi várias vezes em reuniões com ele dizia não. Esse ano teve a reunião e eles disseram que era zero. Então não teve reajuste", afirmou a professora Sílvia Lílian.

Professores se concentraram na Praça Maria Aragão e fizeram passeata pela Avenida Beira-Mar — Foto: Reprodução/TV Mirante

A concentração aconteceu na Praça Maria Aragão, de onde saíram em passeata pela Avenida Beira Mar. o trânsito ficou congestionado na área. Além disso, parte das escolas da rede municipal teve as aulas suspensas por causa da paralisação dos professores.

Com faixas e cartazes, os manifestantes também chamaram atenção para as condições de escolas da rede municipal. De acordo com o sindicato, no ano passado foram registrados cinco acidentes causados por falta de manutenção.

“Essa categoria não está aceitando descaso com a educação, com as escolas públicas e a desvalorização com os professores”, contou a vice-presidente do sindicato dos professores, Josidete Barbosa.

Trânsito na Avenida Beira-Mar ficou lento durante manifestação de professores — Foto: Reprodução/TV Mirante

Ainda segundo o sindicato, mais de 4 mil alunos estão fora das salas de aula aguardando a conclusão de reformas que se arrastam e comprometem o início do ano letivo.

A Secretaria de Educação de São Luís afirmou que mantém diálogo permanente com os professores da rede municipal sobre as reivindicações da categoria e que as reformas nos prédios escolares estão sendo feitas de forma gradativa até atingir todas as unidades educacionais.

Em relação ao reajuste de salários, a secretaria disse comunicou os professores municipais têm piso salarial acima do nacional, além de assegurar todos os direitos, tais como progressões, titulação, gratificações e aposentadorias.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1