Por G1 Santos


Professores devem realizar mais um protesto na próxima semana. — Foto: Divulgação

Professores municipais de Cubatão (SP) realizaram manifestação em frente ao paço municipal, na manhã desta terça-feira (5), contra a perda de 30% do salário referente à gratificação por nível superior, pagamentos abaixo do piso salarial aos professores da Educação Infantil I e cortes na jornada de trabalho.

Coordenado pelo Sindicato dos Professores Municipais e pela Comissão de Lutas de Cubatão, a manifestação também incluiu uma campanha de arrecadação de alimentos e roupas para ajudar os pais de alunos afetados pelo temporal que atingiu a Baixada Santista, nesta segunda-feira.

A presidente do Sindicato, Nilza Bretas de Carvalho Landim, contou que o objetivo era fazer uma paralisação, mas, como as aulas foram suspensas por conta da chuva, o ato foi ampliado a uma ação social.

"No dia 30 de janeiro fizemos uma assembleia e marcamos a paralisação para hoje. Com a chuva e a suspensão das aulas, deixou de ser uma paralisação. Estamos fazendo uma manifestação e também uma campanha de arrecadação de alimentos e roupas ", afirma.

Manifestação também contou com campanha para ajudar pais de alunos afetados pela chuva que atingiu a região. — Foto: Divulgação

A professora Paula Albuquerque, que representa a Comissão de Lutas de Cubatão, disse que o prefeito Ademario Oliveira está irredutível quanto às reivindicações dos professores. "Tem professores prejudicados desde a creche até o nono ano. Hoje vamos fazer uma assembleia para decidir nova paralisação", diz.

Reivindicação

O 3º artigo da Lei Complementar 85, de dezembro de 2016, foi julgado como inconstitucional pelo Tribunal de Justiça de São Paulo. Por isso, o município teve de reajustar o quadro de salários dos servidores, o que ocasionou na perda dos 30% para os funcionários.

Em setembro, a Prefeitura de Cubatão apresentou embargo de declaração no procedimento jurídico, recorrendo da decisão. Na época, a administração municipal disse, por meio de nota, que vinha mantendo reuniões com as lideranças sindicais dos trabalhadores para evitar que houvesse prejuízo aos servidores públicos em razão desta questão jurídica.

A perda de 30% referente à gratificação por nível superior atingiu aproximadamente 950 funcionários públicos de Cubatão, que já sentiram a perda do benefício neste mês de janeiro. No último dia 30, os servidores protestaram em frente ao paço municipal pedindo a volta do adicional.

Servidores protestaram com cartaz do prefeito Ademario Oliveira, em Cubatão. — Foto: Rogério Soares/A Tribuna Jornal

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!

Mais lidas

Mais do G1

Sugerida para você