Por Paula Resende, G1 GO


Professores estão há mais de 40 dias em greve em Luziânia

Professores estão há mais de 40 dias em greve em Luziânia

Professores da rede municipal estão há mais de 40 dias em greve em Luziânia, no Entorno do Distrito Federal. A preocupação maior é dos estudantes do 5º ano do ensino fundamental, visto que precisam concluir o ano para a transferência para a rede estadual em 2018. Por isso, a Secretaria de Educação informou que as aulas para estes alunos foram retomadas nesta sexta-feira, mas as outras turmas seguem prejudicadas.

Entre os alunos do 5º ano está Tiago. Ele conta que teve aula pela última vez no dia 23 de setembro e teme perder o ano ou não conseguir concluir o ano a tempo de se matricular no 6º ano.

“No primeiro dia que iam começar as provas, entrou a greve. É ruim porque perde matérias, corre risco de reprovar”, disse à TV Anhanguera.

A Secretaria Municipal de Educação afirma que a paralisação afeta 8 mil alunos. Já o sindicato dos professores calcula 18 mil.

Professores da rede municipal estão em greve desde setembro em Luziânia — Foto: TV Anhanguera/ Reprodução

Ponto cortado

A categoria cobra o pagamento da data-base referente aos últimos três anos. Como resposta, a Secretaria Municipal de Educação propôs reajuste de 7,64%, mas os professores não aceitaram.

Os educadores reclamam do corte de salário por causa da greve. Por isso, entraram na Justiça cobrando o pagamento integral, o que foi acatado. A secretaria tem 5 dias para atender à ordem judicial.

Para a TV Anhanguera, a secretária de Educação, Indiana Machado, informou que ainda não foi notificada sobre a decisão.

Quer saber mais notícias de todo o estado? Acesse o G1 Goiás.

Com professores em greve, alunos temem não concluir ano letivo em Luziânia

Com professores em greve, alunos temem não concluir ano letivo em Luziânia

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1