plus

Edição do dia

Leia a edição completa grátis
Previsão do Tempo 26°
cotação atual R$


home
NOTÍCIAS PARÁ

Professores entram em greve na próxima quarta

Há 2 anos sem reajuste salarial, os professores da rede estadual de ensino decidiram entrar de greve por tempo indeterminado, a partir do dia 3 de maio. A decisão foi tomada ontem, durante assembleia-geral da categoria, no colégio Cordeiro de Farias. A pr

Há 2 anos sem reajuste salarial, os professores da rede estadual de ensino decidiram entrar de greve por tempo indeterminado, a partir do dia 3 de maio. A decisão foi tomada ontem, durante assembleia-geral da categoria, no colégio Cordeiro de Farias.

A principal reivindicação é o reajuste do vencimento do piso salarial do magistério, congelado desde 2015. Segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Pará (Sintepp), a decisão vem como medida de pressão ao governo Jatene a reajustar o salário dos professores.

Na última segunda-feira, a diretoria do Sintepp se reuniu com a secretária de Administração, Alice Viana, que informou da decisão do Governo de não conceder qualquer tipo de reajuste este ano. O Governo continua alegando que precisa manter o equilíbrio das contas públicas e que não há recursos financeiros para aumentar a remuneração do funcionalismo.

O Sintepp, por outro lado, alega que os professores sofrem uma queda na remuneração, refletindo na precarização da qualidade de vida. Além da aprovação da greve, os professores decidiram fazer um abaixo assinado pela garantia dos 200 dias letivos. A última greve dos professores do Estado ocorreu em 2015, com duração de 73 dias. Apesar de afetar o ensino em quase 100% das escolas, o movimento terminou sem acordo com o Governo. Além do pagamento do piso salarial, a categoria é contra a reforma do ensino médio e exige melhorias estruturais nas escolas.

GREVE GERAL

Além da greve da categoria marcada para o dia 3 de maio, os professores da rede estadual de ensino aderiram à greve geral que será realizada nesta sexta-feira (28) em todo Brasil. Segundo o Sintepp, a associação estará, em Belém, fazendo parte do ato realizado na Praça da República que terá concentração às 9h.

Haverá ainda manifestações de com participações do sindicato dos profissionais da educação em outras cidades paraenses como Santa Maria, Altamira, Breves e Marabá.

REIVINDICAÇÕES

Reajuste do vencimento do piso salarial do magistério, congelado desde 2015.
Garantia dos 200 dias letivos
Melhoria na infraestruturadas escolas

(Leidemar Oliveira/Diário do Pará)

VEM SEGUIR OS CANAIS DO DOL!

Seja sempre o primeiro a ficar bem informado, entre no nosso canal de notícias no WhatsApp e Telegram. Para mais informações sobre os canais do WhatsApp e seguir outros canais do DOL. Acesse: dol.com.br/n/828815.

Quer receber mais notícias como essa?

Cadastre seu email e comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Conteúdo Relacionado

0 Comentário(s)

plus

Mais em Notícias Pará

Leia mais notícias de Notícias Pará. Clique aqui!

Últimas Notícias