Por G1 Rio Preto e Araçatuba


Manifestantes em Américo de Campos — Foto: Arquivo Pessoal

Algumas cidades da região noroeste paulista aderiram às manifestações contra as reformas da Previdência e Trabalhista, na manhã desta sexta-feira (31).

Em Votuporanga (SP), um grupo de professores e alunos se reuniu na Concha Acústica. Eles exibiam faixas contra a reforma da previdência e do ensino médio e pediam reajuste salarial para a classe.

Segundo o Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp), cerca de 80% das escolas tiveram as atividades paralisadas nesta sexta-feira (31) na cidade, o que representa aproximadamente três mil alunos sem aula.

Professores fazem ato em Rio Preto contra reformas do governo

Professores fazem ato em Rio Preto contra reformas do governo

Em Américo de Campos (SP), também teve manifestação e cerca de 40 pessoas se reuniram na praça central da cidade. Eles também reivindicaram contra a reforma da previdência. Duas escolas ficaram sem aulas e cerca de 600 alunos foram afetados.

Já em Jales (SP), a manifestação reuniu cerca de 120 pessoas na praça João Mariano de Freitas, de acordo com a Apeoesp. Da praça os manifestantes foram para a frente da Diretoria Regional de Ensino, onde reivindicaram contra a reforma da previdência e do ensino médio. A Apeoesp diz que cerca de 80% das escolas pertencentes a diretoria regional de ensino de Jales paralisaram as atividades nesta sexta, o que representa aproximadamente 1,3 mil alunos sem aulas.

Durante a tarde, teve protesto de professores, em São José do Rio Preto (SP). Um grupo liderados pela Apeoesp, Associação dos Professores de São Paulo, se reuniu no Calçadão de Rio Preto. Eles seguiram, a pé, até o terminal de ônibus, onde distribuíram panfletos para quem passava pelo local. Os professores protestaram contra a reforma previdenciária, proposta pelo governo federal, e pediram reajuste salarial e melhorias nas condições de trabalho. Os organizadores e a polícia não estimaram quantas pessoas estiveram no local.

Manifestantes levaram faixa para ruas de Votuporanga — Foto: Arquivo Pessoal

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1