Por G1 Presidente Prudente


Internet pode ser ferramenta útil nos estudos para o Enem — Foto: Reprodução/TV Fronteira

Se existe quem diz que a internet pode ser um “perigo” para o estudante que está se preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), há também alguns professores que afirmam e provam o contrário. Os sites e as redes sociais podem ser aliados para os milhares de estudantes que vão prestar a prova na região de Presidente Prudente, como mostra nesta quinta-feira (19) o conteúdo especial do SPTV 2ª Edição e do G1 sobre o exame.

O repórter Junior Paschoalotto conversou com a professora de química Rosângela de Arruda Mattos, que utiliza a internet para demonstrar experimentos aos alunos e defende que as redes sociais podem ajudar o estudante a reforçar o aprendizado fora da sala de aula. Confira.

Professores e alunos usam redes sociais como aliadas nos estudos para o Enem

Professores e alunos usam redes sociais como aliadas nos estudos para o Enem

As redes sociais ajudam mesmo o aluno na preparação para uma prova como o Enem?

  • Segundo ela, nas redes sociais existem várias fontes de pesquisa, mas o aluno precisa estar focado para conseguir um bom resultado. “Se ele não se focar naquilo que interessa, acaba se perdendo e aí não vai acontecer o aprendizado”, conta Rosângela.

Como não perder a atenção em meio a todos os atrativos da internet, principalmente quando alguma notificação de aplicativos fica aparecendo no celular?

  • “No momento em que ele [o aluno] assume esta proposta de estudar, tem que esquecer os ‘amiguinhos’, o bate-papo e dedicar a atenção ao que interessa”, explica. A professora conta que dar aquela “paradinha” só para verificar a última mensagem recebida no WhatsApp ou ver uma postagem no Instagram que não tem a ver com a disciplina faz com que facilmente ocorra a dispersão do que já foi estudado.

Quais os cuidados para encontrar fontes de informação segura?

  • “Existem milhões de informações, mas muitas informações erradas também”, comenta Rosângela. Por isso, ela diz que é preciso focar em sites mais confiáveis. “Existem várias aulas que são propostas, como no Youtube, por exemplo, mas algumas delas não são tão bem programadas, o que pode levar ao erro”. Uma dica é discutir os conteúdos vistos na internet com seus professores, para saber se tudo que está explicado lá é válido.

Fique ligado

Se você está se preparando para o Enem e quer mais informações sobre a prova, continue acompanhando as reportagens especiais. Elas vão ao ar toda quinta-feira até a semana da prova, no SPTV 2ª Edição, e também tem um material especial aqui no G1.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1