Por Danilo Moreira, TV Centro América


Comunidade escolar protesta contra reforma do ensino médio — Foto: TVCA/Reprodução

Professores e estudantes da rede estadual de educação de Tangará da Serra, a 242 km de Cuiabá, fizeram uma passeata pelo Centro da cidade nesta terça-feira (21), em protesto contra a reforma do ensino médio, proposta pelo Ministério da Educação.

Os participantes levaram cartazes e gritaram palavras de ordem, pedindo a revogação da Medida Provisória aprovada pelo Senado, em 8 de fevereiro de 2017.

De acordo com o professor, Antônio Marcos Alves, diretor do Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica (Cefapro), a preocupação é com qualidade do ensino e de que forma essas disciplinas serão absorvidas pelos estudantes.

“A parte que mais nos preocupa é a referência feita sobre o 'notório saber', que permite a ministração de aulas por qualquer pessoa que detém o conhecimento sobre determinada disciplina e não apenas o professor formado”, disse.

A estudante Mariana Rodrigues Miranda disse que os alunos também protestam contra as mudanças proposta pela Reforma. Eles dizem ter receio de serem prejudicados na prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

“Nós precisamos ter uma carga horária que contemple todas as disciplinas que fazem parte do exame, porque o Enem não vai mudar”, comentou.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1