Por G1 PE


Categoria decretou greve em assembleia na última sexta (11) — Foto: Reprodução/Facebook Simpere

Escolas da rede municipal do Recife amanheceram com as portas fechadas nesta segunda-feira (14), após professores decretarem greve por tempo indeterminado. Formada por quase 7 mil servidores, entre ativos e inativos, a categoria se mobiliza por melhores salários.

Na última sexta (11), a greve foi decretada em assembleia do Sindicato dos Professores do Recife (Simpere), realizada no Centro de Formação de Educadores Professor Paulo Freire, na Madalena, na Zona Norte da capital. Os profissionais estavam em estado de greve desde o dia 23 de abril.

Os docentes decidiram paralisar as atividades após reunião da mesa de negociação com o secretário de Educação, Alexandre Rebelo. “A data base para o nosso reajuste salarial é janeiro e, desde então, a gente tenta negociar com a prefeitura e só recebemos respostas negativas, zero reajuste”, disse a coordenadora-geral do Simpere, Cláudia Ribeiro.

Além do reajuste, os docentes cobram o cumprimento da Lei do Piso com aplicação no Plano e Cargo e Carreiras (Lei Federal nº11.738/08).

“Todo ano, o MEC [Ministério da Educação] apresenta o percentual a ser aplicado no piso dos professores, em janeiro. Este ano, ficou em 6,81%. Até 4 de maio, a prefeitura não tinha informação se iria repassar ou não o percentual. Depois, disseram que só iriam aplicar o percentual no salário dos professores em início de carreira, o que dá aproximadamente 80 professores, deixando aproximadamente 6 mil sem o repasse", explicou Cláudia Ribeiro.

A categoria ainda pede paridade para os aposentados e pensionistas, abertura de novas adesões no Saúde Recife, que é o Sistema de Assistência à Saúde dos Servidores Municipais, construção de novas creches e melhorias na estrutura das escolas.

Segundo a coordenadora-geral do Simpere, na manhã deste primeiro dia útil de greve, 80% das escolas, creches e creches-escolas aderiram à mobilização. Ao todo, Recife tem quase 400 escolas e creches. Segundo o balanço da Prefeitura do Recife, 88,7% das escolas, creches e creches-escolas funcionaram nesta segunda-feira (14).

Resposta

Em nota, a prefeitura "lamentou que o Simpere tenha optado por iniciar uma paralisação com o processo de negociação em andamento" e disse ter feito quatro reuniões com a categoria de educação neste ano, além de abrir a primeira mesa-geral de negociação salarial 2018. "A atual gestão sempre respeitou a Lei Federal n° 11.738/08, que estabelece o vencimento inicial das carreiras do magistério público da educação básica, e garante que vai continuar respeitando a legislação em 2018", informou.

No documento, a prefeitura ressaltou que "nomeou mais de 1.300 professores aprovados em concursos; distribuiu mais de 5 mil modems 3G e 4G para que os professores consigam se conectar à internet; firmou parceria com instituições de ensino superior para garantir cerca de 100 vagas em cursos de pós-graduação para os professores e oferece, mensalmente, formações continuadas a cerca de cinco mil profissionais na Escola de Formação de Educadores Paulo Freire".

Sobre investimentos na área de educação, a administração municipal destacou que "investiu mais de R$ 192 milhões nos últimos cinco anos de gestão" e que "pelo quinto ano consecutivo, a prefeitura aplicou mais de 25% da receita na área de educação, cumprindo o que determina a Constituição Federal".

Mais mobilizações

Na quarta-feira (16), o Simpere promete realizar um ato no Centro da cidade. Uma nova assembleia está marcada para sexta (18). Enquanto isso, os grevistas visitam escolas da rede municipal.

“A tradição é fazer piquetes de greve, rodando as escolas, para conversar com professores e a comunidade, desmentindo as ameaças da prefeitura, explicando as razões e fortalecendo o movimento", disse Ribeiro.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1