Por G1 AM


Palestra aborda salários de professores no AM — Foto: Patrick Marques/G1 AM

Os “indicadores econômicos para negociação de data base” foram temas de uma palestra de professores grevistas do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Amazonas (Sinteam), neste sábado (31). Na ocasião, os estudos levantados pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Diesse) sobre os indicadores financeiros foram repassados para a categoria.

O palestrante foi o economista e supervisor técnico do Dieese-AM, Inaldo Seixas. Segundo ele, uma palestra como a realizada tem uma importância para a categoria ter uma base da realidade dos indicadores do Governo do Estaso, como no caso, antes de ir para mesa de negociação.

“É importante pra conhecerem a situação orcamentária do Governo. É necessário que a categoria saiba dos indicadores, durante um processo de negociação para que tenha os elementos para uma negociação de alto nível, com base em dados técnicos”, disse Seixas.

Durante a palestra, números como o orçamento geral do Governo do Amazonas, receita ao longo dos anos, indicadores do Fundeb e perdas salariais durante os anos foram apresentados para a categoria.

“Não se pode fazer uma negociação em um cenário irreconhecível. É preciso saber a conjuntura econômica, a questão dos dados do Governo, as perdas da categoria. Uma vez reunidos todos estes elementos, se pode ter uma negociação com base nestas informações necessárias”, finalizou o economista.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1