Por Fernando Evans, G1 Campinas e região


Vídeo mostra agressão entre professores de escola estadual de Campinas

Vídeo mostra agressão entre professores de escola estadual de Campinas

Dois professores discutiram em voz alta e trocaram empurrões dentro de uma sala de aula da Escola Estadual Dom João Nery, no Jardim Chapadão, em Campinas (SP). O caso ocorreu na manhã da última quarta-feira (22) e o vídeo gravado por um aluno mostra parte da discussão entre os docentes.

De acordo com o professor que aparece de branco no vídeo, a confusão ocorreu no momento em que ele se dirigia aos alunos para falar sobre o uso do uniforme na escola. O docente alega que alguns estudantes são proibidos de entrar na unidade quando não estão usando o traje, o que considera ilegal.

"Eu estava passando de sala em sala para dizer que os alunos não são obrigados a comprar a camiseta e a escola tem por obrigação doá-la, e não impedir os alunos de entrarem por não usarem a camiseta. Deu nisso", destaca.

O docente alega que seu posicionamento sobre o caso tem gerado discussões e até ameaças. "Eles (outros professores) maltratam os alunos e querem que todos os professores participem desse tipo de comportamento", afirma.

Sobre uma eventual proibição da entrada dos alunos na E.E. Dom João Nery, a Diretoria Regional de Ensino de Campinas "reforça que a regra sobre o uso obrigatório do uniforme é uma decisão democrática do Conselho de Escola e APM (Associação de Pais e Mestres), grupos formados por alunos, pais e comunidade escolar e que todos os pais assinam termo de conhecimento sobre o assunto no ato da matrícula".

Professores discutiram na frente dos alunos na escola estadual Dom João Nery, em Campinas (SP) — Foto: Reprodução

A nota informa ainda que "os estudantes que não têm condições de comprar o uniforme, recebem as vestimentas da Associação de Pais e Mestres. Todos os estudantes e familiares têm conhecimento do assunto e nenhum aluno tem sido impedido de entrar nas aulas, assim como é a direção que se mantém à disposição para orientação sobre assunto, não um único professor, que deveria estar em sala de aula".

Sobre a discussão dos docentes e o caso de agressão na frente dos alunos, a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo destaca que "o mesmo professor ouvido pela reportagem responde a processo administrativo após denúncias contra ele, que pode resultar em seu afastamento."

A Diretoria de Ensino informou estar ciente do vídeo recebido pelo G1 e designou uma equipe de supervisores para averiguar o ocorrido e ouvir todos os envolvidos.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1