Por G1 Grande Minas


Professores estão em vigília na porta da reitora da Unimontes — Foto: Alex Fabiano Correia Jardim/Arquivo pessoal

Uma reunião na tarde desta quarta-feira (11) definiu a continuidade do protesto dos professores em greve da Unimontes que fazem, desde a noite dessa terça (10), vigília na reitoria da universidade, em Montes Claros. Os docentes iniciaram o ato para cobrar o pagamento de salários que foram cortados do mês; a greve, iniciada há mais de dois meses, busca a reestruturação do plano de carreira e acordo firmado em 2016.

Segundo a Associação dos Docentes da Unimontes (Adunimontes), a universidade cortou os salários dos professores que participam da greve; cerca de 320 docentes aderiram ao movimento. Nesta quarta-feira, a secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) emitiu termo de compromisso para pagamento, em folha extra, dos valores que foram cortados dos professores, mas não informou a data para o acerto, destacando que seria feito ainda em abril.

Apesar do compromisso, de acordo com a Adunimontes, a falta de uma data correta para os pagamentos gerou descontentamento dos professores, que definiram por continuar com a ocupação até que os valores sejam acertados. A Adunimontes afirma que a previsão informada pelo estado é de pagamento até o dia 30 de abril.

Em nota, a reitoria da Unimontes informou que o governo sinalizou que será feito o pagamento o mais rápido, e que não existe no documento do termo de compromisso da Seplag a delimitação do dia 30 de abril. Ainda segundo a reitoria, o pagamento será feito na integralidade e em folha extra.

As negociações referentes à greve seguem em andamento, entre professores, Unimontes e governo estadual.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1