Por RPC Noroeste


Rede municipal de Umuarama retoma as aulas — Foto: RPC/Reprodução

Os professores da rede municipal de ensino de Umuarama, no noroeste do Paraná, suspenderam a greve e retomaram as aulas, nesta terça-feira (3), após serem notificados da decisão do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) e começarem uma negociação com o município.

Segundo o Sindicato dos Servidores Públicos de Umuarama (SISPUMU), os profissionais paralisaram as atividades na quarta-feira (27) pedindo pelo piso nacional do magistério.

Na segunda-feira (2), representantes da categoria e do município se reuniram para discutir a demanda dos professores.

De acordo com prefeitura, um estudo financeiro aponta a impossibilidade de, neste momento, o município cumprir o piso nacional do magistério, com aumento do salário.

Dessa forma, o município informou que fará uma consulta ao Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) para receber uma orientação técnica sobre a legalidade do reajuste.

Outra medida acordada em reunião foi a retomada da comissão de acompanhamento do plano de cargos e salários dos professores, que tem reunião agendada para sexta-feira (6).

Professores se manifestaram em frente à Prefeitura de Umuarama na sexta-feira (29) — Foto: RPC/Reprodução

As aulas perdidas durante os quatro dias de greve serão repostas, e o calendário será discutido e anunciado com antecedência aos pais dos alunos.

Decisão

Com a paralisação, algumas instituições municipais foram afetadas de forma parcial ou total.

Conforme a procuradoria geral de Umuarama, o município moveu uma ação contra o sindicato dos servidores públicos com uma declaração de abusividade na paralisação.

Segundo a prefeitura, a ação foi movida porque o sindicato não cumpriu algumas regras da lei de greve, como não informar ao município o contingente mínimo de professores que ficaria em sala de aula para que a paralisação não prejudicasse totalmente os alunos.

Se a categoria não cumprisse com a determinação, o sindicato deveria pagar multa diária de R$ 20 mil.

Professores entraram em greve em Umuarama na quarta-feira (27) — Foto: SISPUMU

VÍDEOS: Mais assistidos do g1 PR

Veja mais notícias da região no g1 Norte e Noroeste.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!