Por Murillo Velasco, G1 GO


Rainer Sousa e Victor Creti elaboraram a obra para ajudar estudantes para o Enem — Foto: Arquivo Pessoal/Rainer Sousa

Dois professores de Goiânia lançam, no domingo (15), o livro “História da Música Popular Brasileira para Vestibulares e Enem”. Victor Creti Bruzadelli e Rainer Gonçalves Sousa elaboraram a obra para ajudar estudantes a se prepararem para as provas e terem o conhecimento sobre a MPB como diferencial para responder às questões do exame.

Em entrevista ao G1, Rainer contou que a ideia surgiu depois que ele e o amigo perceberam que o assunto se tornou frequente nas provas e, ao mesmo tempo, notaram uma carência no ensino do conteúdo nas escolas. Ele é professor do Instituto Federal de Goiás (IFG), mas atualmente está licenciado para concluir o doutorado na Universidade Estadual Paulista (Unesp).

“Da nossa experiência do ensino médio veio o diagnóstico de que os alunos têm um déficit no conhecimento da MPB. E o assunto tem sido cada vez mais recorrente. Eu comecei a perceber esta deficiência quando fui corretor das provas do vestibular da Universidade Federal de Goiás (UFG) e vi a quantidade de erros nas respostas de uma questão sobre a Carmem Miranda”.

“Com este livro, os alunos têm a oportunidade de se preparar de uma forma legal, sobre um assunto que pode ser um diferencial para as provas”, disse.

O lançamento vai acontecer às 16h de domingo, no Evoé Café com Livros, no Setor Sul. A entrada é de graça e cada exemplar do livro será vendido a R$ 25 durante o evento. De acordo com Rainer, trata-se de um material bibliográfico inédito, que conta a história da música com foco nos possíveis questionamentos das provas.

“É algo único, especialmente voltado pra quem vai fazer o vestibular, o Enem. Já uma tradição no exame, por exemplo, cair pelo menos duas questões sobre música. Dependendo do curso desejado, acertar estas perguntas e garantir uns pontinhos a mais na prova pode ser fundamental para ser aprovado”, destacou.

Livro conta a história da Música Popular Brasileira — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Material multimídia

Além do livro, Rainer explica que ele o amigo elaboraram vídeos, apostilas de exercícios, e uma playlist em uma rede de streaming, com as músicas citadas ao longo do estudo. O material multimídia será disponibilizado por meio de um site temático do livro.

“O aluno lê o livro, tem uma análise, feita por mim e pelo Victor, na internet, e ainda pode apreciar as músicas, pra interagir, na prática, com o material”, acrescentou.

O professor explicou que o estudo da música prepara, não só para as questões de música, mas também para a história geral do Brasil.

“O Brasil é um país de história recente. Se você pega todos os campos das artes, a música teve um papel social muito grande no país, virou um espaço de debate público, desde o samba, falando da questão da malandragem até as canções de protesto dos festivais e no rap presente na atualidade. Dada esta presença forte na trajetória, a gente tem certeza que ela é fundamental para o entendimento completo da história do país, é indiscutível”, concluiu.

Enem 2017

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017 será realizado em dois domingos consecutivos: 5 e 12 de novembro. No ano passado, a prova foi aplicada em um fim de semana (sábado e domingo, 5 e 6 de novembro). A modificação integra uma lista de novidades divulgadas pelo Ministério da Educação (MEC).

A decisão de alterar o esquema de datas do Enem foi tomada após a realização da consulta pública sobre o exame, entre os dias 18 de janeiro e 17 de fevereiro. Dos mais de 600 mil participantes, 63,70% votaram que o Enem deveria ocorrer em dois dias e 36,30% opinaram que deveria ser aplicado em um dia só.

Lançamento do livro: História da Música Popular Brasileira para Vestibulares e Enem
Data:
15 de outubro (domingo)
Horário: 16h
Local: Evoé Café com Livros (Rua 91, n 489, Setor Sul, Goiânia)
Entrada gratuita
Informações: site oficial do livro

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1