Por g1 RR — Boa Vista


Professores de escolas estaduais do interior vão receber capacitação sobre práticas pedagógicas — Foto: Divulgação/Governo de Roraima

A partir desta segunda-feira (11) professores, gestores e servidores de apoio de escolas estaduais não indígenas, localizadas no interior de Roraima, receberão capacitações por meio do Programa de Avaliação do governo de Roraima. A meta é a contribuição de práticas pedagógicas inovadoras e eficazes

De acordo com a Secretaria de Educação (Seed), a ideia é promover o "desenvolvimento integral dos alunos, estimulando a autonomia, criatividade e pensamento crítico, além de construir um ambiente de aprendizagem inclusivo e colaborativo".

Durante os meses de março, abril e maio, diversos municípios serão contemplados com as atividades de capacitação. Inicialmente, de 11 a 15 de março, as cidades de São João da Baliza, Caroebe e São Luiz do Anauá recebem a iniciativa. Em seguida, nos dias 21 e 22 de março, será a vez de Caracaraí.

O programa se estende pelos meses seguintes abrangendo professores dos municípios de Mucajaí, Iracema, Alto Alegre, Cantá, Bonfim, Boa Vista (área rural), Normandia, Uiramutã, Rorainópolis (região do Baixo Rio Branco), Amajari e Pacaraima.

Dentro deste projeto se destacam os workshops pedagógicos abordando temas para a educação contemporânea. O LabCrie levará conceitos de Educomunicação, Gamificação e Aprendizagem Criativa, ministrados por formadores especializados, ferramentas inovadoras para educadores.

Além da formação dos professores, as capacitações abrangem o pessoal de apoio como porteiros, assistentes de alunos e auxiliares de secretaria. A ênfase está nas relações interpessoais, atendimento ao público, ética profissional e postura no ambiente de trabalho promovendo a melhoria do suporte educacional.

A responsabilidade pelas capacitações é do Departamento de Gestão Escolar (DGE) em parceria com a Divisão de Fortalecimento do Currículo, Divisão de Psicossocial, Polícia Militar de Roraima, Secretaria Adjunta de Coordenação dos Colégios Estaduais Militarizados e o Laboratório de Inovação e Tecnologia para a Educação Básica (LabCrie).

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!