Por G1 PA — Belém


Decreto estadual tira promoção de cursos técnicos da Seduc e passa para a Sectet

Decreto estadual tira promoção de cursos técnicos da Seduc e passa para a Sectet

Alunos e professores da escola de ensino médio e técnico Francisco da Silva Nunes, no bairro da Marambaia, em Belém, temem pelo fim da oferta de cursos profissionalizantes na unidade. O receio ocorre depois que o governo do Pará retirou da Secretaria de Educação (Seduc) a gestão da educação profissional. Além disso, os professores reclamam que a mudança ocorreu sem consulta à comunidade estudantil.

"Nós não fomos consultados. Houve uma falha de comunicação e de entendimento com os administradores do colégio. Não ficamos sabendo da mudança. Isso foi uma falta de respeito com a gente, uma vez que consideramos importante a permanência do ensino técnico no conjunto", conta o professor Paulo Guerreiro, representante da associação de moradores do bairro.

A mudança no ensino técnico estadual foi divulgada no Diário Oficial do Estado (DOE). Segundo o governo do Pará, o ensino profissionalizante sai da competência da Seduc e passa para a Secretaria de Ciência, Tecnologia, e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet).

Atualmente, a escola Francisco da Silva Nunes possui 21 turmas de ensino médio e 37 do ensino profissional. Os cursos ofertados são de Vigilância e Saúde, Meio Ambiente, Nutrição, Enfermagem, Podologia e Cuidados com Idosos.

"Se o técnico não abrir nos vamos perder as turmas de inicio para 2021.A info que recebemos é que no dia 21 estaríamos impossibilitados de ofertar cursos técnicos", disse a coordenadora do curso Taiana Silva.

Os professores contam que a instituição é referência na região. Vários moradores de outros bairros, como Tapanã, Benguí e Una vão ao local para receber as aulas. Uma das alunas formadas na instituição foi a primeira paraense a ser vacinada contra a Covid-19, no hospital de campanha de Belém.

Em nota, a Sectet informou que já foram abertas as matriculas para o ensino médio regular para a escola Francisco Silva Nunes e que nesse mês será lançado o edital para curso técnico nas escolas profissionalizantes do estado, incluindo vagas para a referida escola. Os alunos que já iniciaram os cursos na Francisco Silva Nunes poderão concluir as aulas no local.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!