Por G1 Santos


Professores de Cubatão se reúnem para definir planos

Professores de Cubatão se reúnem para definir planos

Os professores municipais de Cubatão (SP) continuam enfrentando dificuldades com pagamentos referentes a 2017 realizados com atraso. Segundo a categoria, o pagamento realizado na última sexta-feira (25) foi feito de forma incorreta. Agora, eles buscam entender o que aconteceu e exigir seus direitos.

Segundo a professora Luciana Silva Morais, a prefeitura pagou as férias com base na jornada básica, sem a ampliação das horas e carga suplementar, e ainda tomou como base em um decreto de dezembro do ano passado. Dessa forma, alguns professores receberam apenas 50% do que deveriam, o que pode corresponder a uma diferença até R$ 2 mil.

"Nos foi prometido que o pagamento não seria feito baseado nesses decretos, mas foi. Estamos preocupados, porque neste mês temos que pagar IPVA e material escolar, estávamos contando com o dinheiro", explica a professora.

Segundo o Sindicato dos Professores, os novos decretos prejudicam a jornada dos professores, que passam a receber menos e aumentam o número de alunos em sala de aula. Outra questão modificada é a base da Previdência. Luciana explica que a prefeitura não descontará mais a ampliação das horas de trabalho, o que prejudicará o pagamento da aposentadoria.

Professores realizaram assembleia em Cubatão, SP — Foto: Reprodução/TV Tribuna

A presidente Sindicato dos Professores, Nilza Bretas, explica que foi marcada uma nova assembleia para decidir os próximos passos, e se ocorrerá ou não a greve. A categoria ainda está planejando uma nova manifestação, para reivindicar o cancelamento da revogação dos decretos e o pagamento correto das férias de 2017. "Esses decretos não valorizam o ensino. Vamos decidir se os professores retornarão para as aulas ou não".

Em nota, a Secretaria de Educação informa que os pagamentos tiveram como base dois decretos, em vigor desde dezembro, e que a administração municipal se compromete a publicar as devidas retificações, conforme reuniões com o Conselho Municipal de Educação, o Sindicato dos Professores Municipais de Cubatão (Sindpmc), a Comissão de Lutas dos Servidores de Cubatão e a Associação dos Funcionários Públicos Municipais Aposentados e Pensionistas de Cubatão.

Conforme ata publicada no site da prefeitura, a minuta do novo decreto previsto para o decorrer desta semana não contemplará como padrão básico de vencimentos a ampliação de jornada, mas tão somente a carga suplementar e aulas eventuais.

Ainda em relação à demanda de correção dos recentes pagamentos, pleiteada pela categoria, a Seduc levará o assunto para ser discutido em reunião intersetorial junto ao gabinete do prefeito para um posicionamento oficial.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1

Sugerida para você

Você deseja continuar recebendo este tipo de sugestões de matérias?