Brasil Educação Enem e vestibular Enem e vestibular

Professores dão dicas do que pode cair na prova de Ciências da Natureza

Enem acontece nos primeiros dois domingos de novembro

Química é uma das matérias cobradas em Ciências da Natureza
Química é uma das matérias cobradas em Ciências da Natureza

RIO - Três matérias causam receio em grande parte dos alunos e são cobradas em uma única prova. Além disso, este ano ela será aplicada junto com a de Matemática. Para aliviar a tensão e tirar as últimas dúvidas para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), os professores Luiz Rafael, do colégio Mopi, e Gabriel Cabral, do QG do Enem, explicaram como são abordados diferentes temas na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Semanalmente, O GLOBO promove uma transmissão on-line no Facebook para discutir a prova federal que ocorre em novembro. Além disso, também foram feitos vídeos com repórteres do jornal explicando temas da atualidade. Terrorismo e Literatura Negra já estão no ar.

Confira abaixo as principais dúvidas dos alunos e as dicas dos professores.

Como a ecologia é cobrada no Enem?

Luiz Rafael: Ecologia propriamente dita é abordada na forma de fluxo de energia em ecossistemas (a famosa cadeia alimentar) e relações ecológicas. Muitos confundem a parte de educação ambiental com o que é abordado na escola como ecologia. A parte de poluição ambiental, desenvolvimento de técnicas, entre outros facilitadores também podem ser abordados.

Que temas atuais podem ser relacionados com a matéria que cai no Enem?

Luiz Rafael: Levando em consideração que a prova está finalizada, observar fatos ocorridos até o início desse ano é o foco. Novamente, observar as matérias das revistas de divulgação científica até o mês de janeiro dará uma boa base do que pode ser abordado.

Como cálculo estequiométrico é cobrado no ENEM ?

Gabriel Cabral: Cálculo estequiométrico vem sendo abordado, nos últimos anos, em questões que tratam sobre rendimento e pureza. É importante saber efetuar cálculos envolvendo rendimento e pureza.

As questões de cálculos químicos são consideradas mais difíceis de acordo com a Teoria de Resposta ao Item?

Gabriel Cabral: Isso é um pouco relativo. Pois existem questões de cálculos químicos que são fáceis e outras que são difíceis. Mas, de fato, grande parte das questões de cálculos químicos são erradas pelos candidatos. Não por serem difíceis, mas, às vezes, por não terem o tempo necessário para desenvolver o raciocínio e construir o cálculo.