Participamos do

Professores da rede pública recebem formação sobre convivência com o semiárido

O curso Práticas e Tecnologias de Convivência com o Semiárido é cofinanciado pela União Europeia e será oferecido para cerca de 1.500 professores e deve beneficiar 10 mil estudantes
15:40 | Jul. 31, 2017
Autor O POVO
Foto do autor
O POVO Autor
Ver perfil do autor
Tipo Notícia
[FOTO1] 
Até o próximo dia 25 de agosto, cerca de 1.500 professores de 20 municípios do Interior do Ceará recebem treinamento para abordagem dos potenciais do semiárido em sala de aula. O curso Práticas e Tecnologias de Convivência com o Semiárido é
cofinanciado pela União Europeia e é desenvolvido por uma Organização Não Governamental de Milão, na Itália, We World Onlus. Ele tem o objetivo de tratar temas mais próximos da realidade dos alunos. 
 
O projeto reúne uma rede de organizações com expertises em educação contextualizada, pedagogia da alternância, práticas restaurativas e cultura de paz, além de assuntos voltados para o gênero e combate à violência contra a mulher. O curso faz uma representação dos temas que serão trabalhados dentro das escolas no início de cada semestre, durante os quatro anos de realização do projeto. José Marques, gestor de Programas e Projetos da We World Brasil, confirma que ter aulas sobre a realidade dos alunos deve estimular a participação e interesse dos estudantes. 
 
"É uma abordagem pedagógica que visa desmistificar algumas ideias do imaginário do semiárido. A formação quer retirar a ideia que no sertão só existe seca e fome. Quer ressignificar o pensamento do sertão e da seca", informa Marques.
 
A ação acontece em parceria com as organizações Cáritas Diocesana de Crateús, Instituto Maria da Penha, Associação de Cooperação Agrícola do Ceará (ACACE), O Centro Esplar (de assessoria à agricultura familiar) ESPLAR, Associação de Escola Família Agrícola Dom Fragoso (EFA) e a Pastoral do Menor Nordeste 1. Durante quatro anos, ocorre em 50 escolas da mesoregião do semiário do Ceará, além de outras cidades do Nordeste.
 
O treinamento vai oferecer oito formações temáticas para os professores, com os seguintes temas: Seminárido; Identidade; Água; Semente; Processo de Produção Agrícola e Não Agrícola; Família e Ecossistema; Gênero e Violência contra a Mulher e Violência dentro da Escola.
 
Na última sexta, 28, a formação aconteceu em Quixeramobim, no Sertão Central. Nesta segunda, 31, acontece em Mombaça; dia 4 de agosto em Deputado Irapuã Pinheiro, Milhã e Senador Pompeu; dia 5 de agosto em Madalena, Boa Viagem e Piquê Carneiro; dias 8 e 9 Itaporanga, dias 8 a 10 em Tamboril; dia 11 em Solonópoles; dia 17, em Pedra Branca; dia 18, em Poranga, Ararendá e Ipueiras, dias 22 e 23, em Quiterianópoles; dia 24, ocorrem em Tauá, Novo Oriente e Nova Russas e, por último, dia 25, em Crateús.
 
Redação O POVO Online 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente