Por Bom Dia Mirante, TV Mirante, G1 MA


Professores da rede pública de São Luís passam noite na sede da Secretaria de Educação

Professores da rede pública de São Luís passam noite na sede da Secretaria de Educação

professores da rede pública municipal passaram a primeira noite na sede da Secretaria de Educação de São Luís (Semed). Eles ocupam o prédio desde a quinta-feira (24) com o intuito de forçar a prefeitura da capital a negociar o fim da greve da categoria. Os docentes cobram o reajuste de salário e também melhores condições de trabalho.

Os professores conseguiram entrar e ocuparam todos os andares da sede da Semed. Segundo a vice-presidente do Sindicato dos Professores Públicos de São Luís (Sindeducação), Josidete Barbosa, desde maio eles não conseguem uma audiência para negociar a pauta de reivindicações dos professores. “O governo que é intransigente e que não senta para conversar com a categoria de professores”.

Professores conseguiram entrar e ocuparam todos os andares da sede da Semed em São Luís — Foto: Reprodução/TV Mirante

A dirigente sindical Gleise Sales admite que a ocupação das dependências da Semed foi uma medida extrema para tentar falar com o secretário de Educação, mas ele não estava no prédio. “Essa foi a última medida que nós encontramos de tentar negociar, de retomar a mesa de negociação, uma vez que já fizemos vários movimentos, vários atos e não fomos ouvidos, nem chamados para retomar a negociação”, revelou.

De acordo com a presidente do Sindeducação, Elizabeth Castelo Branco, mais de 30 escolas da rede municipal de São Luís ainda não iniciaram o ano letivo porque estão em reforma e mais de cinco mil alunos estão prejudicados. “Estamos aí no dia 24 de agosto e nós precisamos discutir sobre a questão da avaliação que está sendo feita, e que não foi discutida com a categoria”.

Mais de 30 escolas da rede municipal de São Luís ainda não iniciaram o ano letivo — Foto: Reprodução/TV Mirante

Os professores estão ocupando todas as dependências do prédio que é formado por cinco andares. Existe cerca de 20 professores ocupando o prédio. Eles prometem ficar por tempo indeterminado até que sejam atendidos pelo secretário de Educação, Moacir Feitosa.

Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!
Mais do G1