Por G1 PA — Belém


Professores protestam contra salários atrasados em Altamira, no Pará

Professores protestam contra salários atrasados em Altamira, no Pará

Professores da rede municipal de ensino de Altamira, no sudoeste do Pará, protestaram nesta quarta-feira (9) cobrando o pagamento de salários atrasados. O protesto foi realizado em frente ao prédio de prefeitura do município.

De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Pará (Sintepp), os profissionais cobram explicações pelo atraso no pagamento do salário referente ao mês de novembro. O pagamento, que é realizado no dia 30 de cada mês, ainda não foi repassado para os trabalhadores.

Ainda segundo o Sintepp, o dinheiro do Fundo da Educação Básica (Fundeb) não seria suficiente para pagar contratados e concursados e que, por essa razão, o município deve completar os recursos. Os profissionais cobram uma previsão de quando os salários serão depositados.

Em nota, a Secretaria de Educação de Altamira informou que o atraso no pagamento dos servidores ocorreu devido uma pane técnica no sistema da agência do Banpará do município. A Secretaria disse ainda que o salário dos servidores efetivos será pago ainda hoje. Já os demais servidores de educação, devem aguardar o repasse do Funden ao município para efetuar o pagamento.

O Banco do Pará (Banpará), em nota, pediu desculpas pelos transtornos causados devido uma queda no sistema da unidade de Altamira. O banco disse que o sistema já foi restabelecido.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!